fbpx

Inspeção termográfica , você sabe o que é, a sua importância e suas aplicações?

Você sabe o que é inspeção termográfica? No mundo atual, as maiores mudanças do cotidiano estão sempre associadas ao advento de novas tecnologias. O computador, a Internet e o smartphone revolucionaram a maneira como trabalhamos, estudamos e nos relacionamos.

Sempre com o objetivo de simplificar as tarefas diárias e aumentar a sua eficácia, os avanços tecnológicos também têm revolucionado os diversos processos industriais.

Os drones já são utilizados em diversas aplicações na construção civil, a robótica já faz parte da automatização das linhas de produção, e os softwares estão cada vez mais rebuscados e melhorando a gestão dos negócios.

No artigo a seguir, você poderá conhecer um exemplo de tecnologia que tem transformado diversas atividades por sua vasta aplicabilidade: a inspeção termográfica. Confira como funciona essa ferramenta e de que forma ela pode contribuir para redução de custos, segurança e otimização do tempo nas indústrias! Vamos lá?

O que é inspeção termográfica?

A inspeção termográfica, ou apenas termografia, é uma técnica de inspeção sensorial não destrutiva e remota, realizada por meio de câmeras e sensores, com a função de detectar a radiação infravermelha emitida pelos corpos.

A partir dessa tecnologia, é possível rastrear a temperatura do objeto e mapear a distribuição de calor, permitindo visualizar regiões específicas com valores discrepantes de temperatura. A radiação infravermelha é naturalmente liberada por qualquer corpo com temperatura diferente do zero absoluto (-273,15°C).

Diferentemente da luz, essa irradiação corresponde a uma porção invisível do espectro eletromagnético e é transmitida no espaço por meio de ondas eletromagnéticas ou fótons, sem que haja necessidade de um meio de propagação.

As câmeras de inspeção termográfica são equipamentos que transformam essa radiação infravermelha invisível em uma imagem, diferenciando as temperaturas em uma escala de cores.

Assim, a visão fornecida pela câmera permite identificar as regiões com temperaturas mais elevadas, pois ficarão destacadas em relação às demais partes.

Qual a importância dessa técnica?

A importância da utilização dessa técnica para medir a temperatura está relacionada à identificação de problemas sem a necessidade de interromper os processos, destruir ou parar um equipamento para inspeção.

Dessa forma, a inspeção termográfica é útil, principalmente em manutenções preditivas e preventivas, para determinar necessidades de reparo ou a interrupção de um processo antecipadamente. Como consequência, essa tecnologia evita que o equipamento falhe repentinamente, e a empresa gaste mais com uma manutenção corretiva.

Além disso, essa técnica contribuirá para o aumento da vida útil do equipamento e, consequentemente, da sua produtividade, de forma econômica e eficiente.

Em quais áreas e sistemas a inspeção termográfica pode ser aplicada?

Instalações eletroeletrônicas

O principal objetivo da utilização dessa técnica nas instalações elétricas e eletrônicas é identificar os pontos de aquecimento causados por condições anormais de funcionamento dos componentes.

Esses defeitos podem estar relacionados a problemas, tais como conexões mal feitas, sobrecargas de corrente, curto-circuitos, componentes de resfriamento danificados etc.

Outro exemplo de aplicação da termografia em sistemas elétricos ocorre no caso de residências ou edifícios comerciais, em que as instalações elétricas ficam embutidas na parede, dificultando a visualização do ponto específico do problema.

A inspeção termográfica facilitará esse mapeamento ao evitar a necessidade de quebra da parede para identificar o ponto exato de superaquecimento. Assim, a técnica favorece a diminuição dos gastos com a manutenção e evita transtornos com as obras de reparo.

Equipamentos mecânicos e de refrigeração

No caso desses equipamentos, a principal função da inspeção termográfica é localizar problemas com o atrito provocados pelo desarranjo de peças ou pela execução de uma má lubrificação. Nesses casos, as imagens fornecidas pela câmera termográfica indicarão um aumento de temperatura próximo aos locais que apresentam o defeito.

Em grandes indústrias, o controle térmico pode ser essencial na definição da frequência de manutenção preditiva e preventiva, garantindo que a produção não pare por eventos inesperados.

Outra grande aplicação é em sistemas de refrigeração de alimentos, nos quais a técnica pode ser usada para mapear os pontos de falha no isolamento térmico.

Construção civil

Nesse setor, a termografia pode ser aplicada de diversas formas. Uma delas é a detecção de patologias construtivas. Nesse caso, a utilização de uma inspeção infravermelha poderá indicar presença de trincas, infiltrações e deformações por meio da variação de cores na imagem gerada pelo equipamento.

Além disso, é possível identificar elementos estruturais em edifícios que não têm projetos também estruturais armazenados.

Assim, para saber se uma parede poderá ser demolida, a inspeção termográfica poderá ajudar a identificar a presença de vigas ou pilares que não podem ser destruídos, ou ainda, casos em que seja necessário conhecer a localização dos encanamentos hidrossanitários e de conduíte elétrico.

Quais os benefícios da utilização da inspeção termográfica?

Redução de custos

Por se tratar de um método de inspeção não destrutivo, a inspeção termográfica poderá contribuir para diminuição dos custos. Um exemplo comum são as situações em que um equipamento tenha que ser inspecionado periodicamente.

Utilizando o ensaio termográfico, a linha de produção não precisará ser parada, o tempo de inspeção será reduzido, e o equipamento não precisará ser desmontado. Isso diminui os gastos com mão de obra e com materiais de reparo, além de não interferir na produtividade da operação.

Ademais, a detecção de falhas antecipadamente evita que o problema se torne ainda mais sério, acarretando no aumento dos custos de reparo.

A maioria das situações de emergência ainda necessitam que diversas operações sejam encerradas por segurança, desfavorecendo o funcionamento da produção.

Segurança

Por todos os fatores já citados, a tecnologia infravermelha propicia um planejamento de manutenção mais frequente e eficaz. Em razão disso, essa ferramenta poderá ser muito eficiente na identificação de riscos potenciais, prevenindo que acidentes ocorram com a equipe e com os equipamentos.

Otimização do tempo

Os dispositivos de termografia têm a vantagem de transmitir a imagem infravermelha em tempo real, propiciando que as atividades de manutenção sejam muito mais rápidas que as inspeções convencionais.

Esse ganho de tempo poderá ser útil para execução de outras atividades de manutenção, garantindo ainda mais confiabilidade aos equipamentos.

A inspeção termográfica será, portanto, uma ferramenta essencial para otimizar ainda mais os processos produtivos. Se você gostou desse tema e quer saber mais sobre outras inovações tecnológicas, siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Twitter, no Facebook e no LinkedIn!

O que você acha disso? Deixe aqui a sua opinião!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters