fbpx

Descubra como melhorar o controle de qualidade na construção civil!

Contratar uma boa empreiteira, com uma equipe qualificada, e esperar que ela sozinha trabalhe para manter um controle de qualidade na construção civil não garantirá que a obra seja feita com eficiência e alcance os resultados esperados.

É crucial que essa monitoração seja feita em conjunto com as construtoras para que tudo saia conforme planejado no início do projeto. Assim, não basta investir somente em materiais de ponta para que tudo ocorra bem.

Os responsáveis pelo empreendimento precisam acompanhar de perto todas as etapas da construção, mantendo a obra dentro dos padrões previstos pela empresa. Contudo, sabemos que essa não é uma tarefa tão simples.

Dessa forma, o conteúdo que você verá hoje contém informações sobre como fazer um planejamento eficaz para implantar um excelente controle de qualidade no canteiro de obras. Continue acompanhando!

Implementação do ciclo PDCA

Para quem não sabe, o cliclo PDCA — siglas para os termos em inglês “plan”, “do”, “check” e “action”, que significam “planejar”, “fazer”, “verificar” e “acionar” — é um ótimo método que ajuda a estruturar o andamento do projeto.

Cada sigla representa uma etapa, que devem ser seguidas na ordem em que aparecem. A primeira etapa consiste em estabelecer quais serão as ações necessárias para atingir a qualidade máxima do projeto, por meio de um cronograma.

A segunda, trata-se de colocar em prática tudo o que foi estipulado na fase anterior, de acordo com a ordem cronológica. A terceira, é a qual os gerentes da obra devem verificar se as tarefas foram executadas com competência e atingiram o objetivo.

Por último, a quarta etapa, é necessário refazer as tarefas que não foram bem-sucedidas durante a segunda fase e não alcançaram a meta estabelecida na primeira. Para isso, todo este método deve ser replanejado, mas agora com o foco na reparação das falhas.

Abordagem de processos

Depois de aplicado o ciclo PDCA, fica muito mais fácil colocar esta e as próximas estratégias de controle de qualidade. Isso porque, querendo ou não, todas elas estão inerentes ao ciclo, o que garante que a monitoração será feita com eficácia.

Em suma, a abordagem de processos consiste no gerenciamento e na relação de todos os setores da obra. Como os processos de cada departamento influenciam nos outros, nada mais lógico do que fazer essa administração.

Por exemplo: se o setor de compra dos materiais adquire uma matéria-prima de procedência duvidosa, o trabalho do setor de construção estará comprometido, causando consequências que vão desde o atraso na entrega do projeto até o risco na segurança dos trabalhadores.

Assim, para evitar que erros e imprevistos aconteçam, é imprescindível que todos os departamentos do empreendimento sejam monitorados de forma unificada.

Análise da produtividade

Parte da tarefa de acompanhar o andamento dos processos para o controle de qualidade na construção civil é se certificar de que os trabalhadores estão tendo uma boa produtividade.

Para que o empreendimento seja entregue no prazo estipulado, é fundamental que todos estejam rendendo bem em suas responsabilidades.

E caso a produtividade seja menor do que a esperada, é possível remediá-la por meio da análise de alguns aspectos.

Confira se os trabalhadores têm alguma queixa; um ambiente de trabalho desconfortável prejudica o progresso da obra. Procure saber se a jornada de trabalho é muito longa, causando a exaustão da equipe.

Veja, também, se o número de colaboradores presentes na construção é o suficiente para executar os processos necessários, além de garantir que todos estejam qualificados para tal.

Esses são alguns empecilho que interferem na produção do grupo, mas que podem ser evitados.

Controle de desperdício

Você pode achar que essa é uma questão que não merece tanta atenção quanto os outros pontos do controle de qualidade. Mas, acredite; não acompanhar o desperdício de materiais impacta diretamente — e negativamente — no resultado final do projeto.

Independentemente de como os materiais estão sendo custeados, se estão cobertos pela empresa contratada ou inclusos no preço acertado pelo contrato, não fazer um controle do quanto é desperdiçado resulta no superfaturamento da obra, o que diminui os lucros.

Uma forma bastante eficaz de monitorar isso é por meio de um sistema e gestão, que consegue coletar um grande número de dados do empreendimento como um todo facilmente e em tempo hábil.

Utilização de tecnologia no controle de qualidade na construção civil

Uma das grandes vantagens das crescentes inovações tecnológicas é a possibilidade que elas trouxeram de utilizar seus recursos para aprimorar e melhorar os processos dos inúmeros segmentos do mercado.

Na construção civil não poderia ser diferente; manter um controle manual de todas as etapas da obra é cansativo, demorado e é uma atividade que está sujeita à muitas falhas humanas, que podem prejudicar o seu sucesso.

Além disso, é totalmente impraticável para pessoas dar conta do imenso volume de informações gerados por uma construção. Portanto, o melhor a se fazer é tirar proveito da tecnologia para otimizar e executar com mais rapidez essa essencial tarefa.

E uma abordagem que tem sido bastante usada nos canteiros de obras é a monitoração e o processamento de dados do ambiente por meio de um receptor RTK — Real Time Kinematic, que significa Cinemático em Tempo Real.

Essa é uma técnica que permite obter informações do meio construtivo em tempo real, sem a necessidade de um pós-processamento.

Os aparelhos mais usados para isso são os drones, que podem ser controlados remotamente e economizam tempo e dinheiro do projeto.

Suporte ao cliente

Por fim, mas igualmente essencial, está o suporte adequado ao cliente da obra. Entender quais são as necessidades do contratante, seus receios e seus objetivos com o empreendimento é fundamental para que tudo corra bem.

Ao saber exatamente o que o cliente deseja, o trabalho feito atenderá as expectativas dele muito mais facilmente, evitando retrabalhos, frustrações e atrasos no cronograma. Esses são outro fatores que prejudicam muito o andamento da obra.

É por essa razão que estar alinhado com o cliente e lhe fornecer o suporte necessário é tão importante para o sucesso da construção.

Pode até parecer que são muitos passos, mas a verdade é que esses são apenas alguns dos inúmeros métodos de controle de qualidade na construção civil. Com elas, a empresa conseguirá manter o alto padrão esperado do empreendimento, além de ganhar mais credibilidade em um segmento tão competitivo.

Agora que você já sabe como melhorar o controle de qualidade do seu projeto, deixe um comentário abaixo relatando quais são os melhores métodos que você usa para alcançar o sucesso!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters