BL A - SCLRN 707, Loja 21-B - Brasília - DF 61 3222-1802 61 99916-1001

VOCÊ SABE O QUE É AEROFOTOGRAMETRIA?

Gostou? compartilhe!

VOCÊ SABE O QUE É AEROFOTOGRAMETRIA?

A aerofotogrametria, que tem origem em três palavras gregas que significam – luz, descrição e medidas, é uma ciência que proporciona realizar medições rigorosas e precisas por meio de fotografias métricas.

A aerofotogrametria permite também a produção de mapas e cartas topográficas, uma vez que fornece uma visão ampla e com escala adequada da superfície terrestre.

Apesar de apresentar uma série de aplicações nos mais diversos segmentos e ramos da ciência, como, por exemplo, na medicina, astronomia, meteorologia, geologia e na topografia, entre outros setores, a ciência aplicada possui a sua maior aplicação no mapeamento topográfico.

PARA QUE SERVE A AEROFOTOGRAMETRIA?

A aerofotogrametria tem como fim determinar a forma, as dimensões e a posição dos objetos contidos em uma fotografia através de medidas efetuadas sobre a imagem.

COMO A AEROFOTOGRAMETRIA É REALIZADA NOS DIAS DE HOJE?

Atualmente, a aerofotogrametria é realizada por uma aeronave, ou seja, aviões e helicópteros chamados de aeromapas, munida com câmeras fotográficas métricas.

A aerofotogrametria realizada por aviões e helicópteros podem gerar bons materiais para a produção de dados cartográficos, que podem ser utilizados em trabalhos didáticos ou para estudos de caso e representações em geral.

A aeronave percorre o território fotografando-o verticalmente, seguindo algumas regras técnicas como, por exemplo: ângulo máximo de cambagem 3º, sobreposição frontal entre as fotos de 60%, sobreposição lateral de 30%.

Nos dias de hoje, são usadas câmeras de alta resolução com elevado nível de precisão para o registro das fotografias.

Para se ter uma ideia:  as escalas das imagens podem variar. Elas podem ser muito pequenas, ou seja, por exemplo, 1:35000. Ou muito grandes – 1:1000, por exemplo.

As variações levam em consideração o tamanho do território que será analisado e do nível de detalhamento desejado.

Apesar de geralmente resultar em ótimos resultados, o aerofotogrametria por aeronaves tradicionais é um processo extremamente caro – especialmente para produtores de pequeno e médio porte.

É POSSÍVEL REALIZAR AEROFOTOGRAMETRIA COM DRONES?

Realizar a aerofotogrametria com drones não é apenas possível, como também apresenta um ótimo custo-benefício em relação ao mesmo trabalho realizado por aviões e helicópteros.

Além disso, o uso de drones para a aerofotogrametria tem contribuído muito para a expansão da técnica no mercado – especialmente na agricultura.

O mapeamento aéreo, uma das diversas demandas que envolvem a aerofotogrametria com o uso de drones em áreas como, por exemplo, agricultura de precisão, engenharia, mineração e infraestrutura.

Quer ver como funciona prática? Assista o vídeo de um mapeamento aéreo realizado pela Multidrones.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MultiDrones Whatsapp MultiDrones