BL A - SCLRN 707, Loja 21-B - Brasília - DF 61 3222-1802 61 99916-1001

TOPOGRAFIA E MAPEAMENTO COM DRONES: VALE A PENA INVESTIR?

Gostou? compartilhe!

TOPOGRAFIA E MAPEAMENTO COM DRONES: VALE A PENA INVESTIR?

Mais do que instrumentos para diversão e registro de eventos particulares, os drones se tornaram uma importante ferramenta em diversos campos de atuação humana.

Em função do baixo investimento associado, desde aplicações militares e trabalhos de sondagem em áreas de difícil acesso ou com pouca segurança, passando pela entrega de mercadorias, esses dispositivos têm se mostrado versáteis e práticos em várias situações.

Uma das atividades em que os drones são bastante úteis diz respeito ao mapeamento e topografia de áreas rurais, tarefas essenciais para avaliação sobre vazão e retenção hídricas, resistência e presença de nutrientes no solo, dentre outros aspectos.

Mais do que os aspectos operacionais e práticos, a legislação brasileira exige o cadastro e certificação de imóveis rurais, com o completo mapeamento topográfico associado, o que por si só já traduz a importância desse trabalho.

Inclusive, o uso de drones para topografia e mapeamento já é uma realidade bastante comum no Centro Oeste do Brasil.

Nesse post, vamos mostrar os benefícios de realizar a topografia e mapeamento com drones, bem como os investimentos necessários para contratação e execução desses serviços.

TOPOGRAFIA E MAPEAMENTO: POR QUE SÃO IMPORTANTES?

Topografia é um termo que, de forma geral, diz respeito ao levantamento das características presentes na superfície de uma extensão de terra, identificando a posição de todos os seus acidentes naturais ou artificiais.

Mapeamento topográfico, por sua vez, é a descrição detalhada de cada umdos itens obtidos a partir do trabalho de topografia.

Falando especificamente de áreas rurais, essas atividades possuem relevância especial para a agricultura, uma vez que permitem obter informações sobre as condições de produção e aproveitamento do terreno analisado.

Outras aplicações da topografia e mapeamento, nesse caso para áreas urbanas, dão conta da avaliação detalhada para execução de IPTU, loteamentos, terraplanagem, etc.

COMO OS DRONES PODEM AJUDAR?

As tarefas que envolvem o mapeamento topográfico não são simples e corriqueiras. Especialmente em terrenos rurais, maiores e com acesso nem sempre facilitado, a realização pelos métodos tradicionais é um processo caro e que leva tempo.

Nesse sentido, os drones podem ajudar otimizando o trabalho, de forma a executar o levantamento em tempo reduzido. Não bastasse essa economia, o material produzido apresenta um ganho sensível em qualidade e precisão.

Em resumo, a topografia e mapeamento com drones proporciona um resultado melhor, em menos tempo e até 80% mais barato do que o mesmo trabalho realizado usando um método tradicional.

Em um momento em que todos buscam eficiência e redução de custos, essas são variáveis que não podem ser desprezadas e que representam uma diferencial bastante atraente.

QUAL O INVESTIMENTO NECESSÁRIO?

Quando se fala em tecnologias emergentes e inovadoras, o senso comum leva a crer que se tratam de soluções caras e inacessíveis. No mercado de drones, isso nem sempre é verdade.

Apesar de proporcionar ganhos consideráveis em tempo e economia de recursos, viade regra não é necessário comprometer todo o orçamento disponível para obter as vantagens associadas. Cada vez mais, surgem soluções acessíveis e já é possível contratar os serviços por valores baixos se considerados os benefícios alcançados.

Obviamente, como na contratação de qualquer serviço, seja no Centro Oeste ou qualquer outra parte do Brasil, deve ser dada preferência a empresas que possuam experiência comprovada na área e possam oferecer todo o suporte necessário para a solução oferecida.

Como você pôde perceber, o investimento na realização de topografia e mapeamento com drones é altamente recomendado, pois se trata de um serviço muito mais assertivo, rápido e barato. Em especial para o cadastro de imóveis rurais, o drone surge como um dispositivo moderno, prático e de baixo custo, ao mesmo tempo em que apresenta resultados muito superiores àqueles obtidos com a utilização de outros métodos.

É a tecnologia auxiliando também os proprietários rurais, de maneira barata e eficiente. Como exemplo, veja em um vídeo autoexplicativo como utilizar da melhor forma um drone para mapeamentos aéreos.

Quer saber mais sobre como os drones podem ajudar na topografia e mapeamento do seu imóvel? Entre em contato conosco que teremos prazer em apresentar um orçamento detalhado e personalizado, sem qualquer compromisso.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MultiDrones Whatsapp MultiDrones