BL A - SCLRN 707, Loja 21-B - Brasília - DF 61 3222-1802 61 99916-1001

POR QUE USAR DRONES PARA FAZER A INSPEÇÃO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

Gostou? compartilhe!

POR QUE USAR DRONES PARA FAZER A INSPEÇÃO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

Cada vez mais, a engenharia civil tem considerado os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) como recursos significativos para a execução de seus programas. Substituindo máquinas pesadas e ferramentas topográficas de alto custo, os drones têm se mostrado bastante eficientes em atividades como mapeamento de terrenos, inspeção de obras e processamento de dados.

Esses aparelhos voadores podem armazenar e transmitir os dados coletados em tempo real, além de serem muito fáceis de pilotar por precisarem apenas de um controle remoto. Com esse equipamento, muitas tarefas trabalhosas inerentes à construção civil são simplificadas, fazendo com que ele desempenhe um papel importantíssimo nesse segmento.

Locais de alto risco e difíceis de serem acessados por uma equipe humana podem ser facilmente alcançados pelos drones. Ao serem levados para essas localidades acoplados a scanners e lasers 3D, os VANTs conseguem transmitir imagens e outros tipos de informações sobre a região designada.

Cada passo da obra pode ser planejado de forma mais eficiente, permitindo que os principais pontos da edificação sejam explorados para a análise de vida útil prevista de acordo com os materiais usados.

Se você ainda não se convenceu da importância que esses equipamentos têm para a construção civil, continue acompanhando este post para conhecer mais a fundo algumas das vantagens citadas acima.

DIMINUIÇÃO DE CUSTO

Utilizar drones para mostrar aos clientes o progresso da construção, reforma ou renovação é uma ótima forma de solidificar o relacionamento e aumentar a confiança entre construtora e contratante, pois permite acompanhar a evolução da obra de qualquer lugar.

Da perspectiva dos gerentes de canteiros, esse monitoramento inclui o orçamento usado para a construção do projeto. Os drones permitem um maior controle sobre os gastos realizados em tempo real, resultando em uma definição mais exata do valor a ser pago para os colaboradores e do custo total da obra.

Um ótimo exemplo dessa redução de custos é o uso dos VANTs em uma simples inspeção de ponte. Utilizando uma equipe de quatro pessoas e equipamentos pesados, a tarefa não sairá por menos do que 25 mil reais e levará no mínimo oito horas para ser finalizada.

Com os drones, toda a inspeção pode ser feita em 1/4 do tempo e pela metade do preço, permitindo que a construção seja finalizada dentro do tempo e orçamento previstos.

AUMENTO DA SEGURANÇA

O uso de drones para evitar acidentes e lesões tem se tornado um item fundamental nas normas de segurança das fábricas e canteiros. Esses aparelhos voadores substituem perfeitamente as máquinas pesadas e profissionais qualificados na realização de tarefas perigosas.

Eles conseguem sobrevoar facilmente os locais de alto risco e realizar a inspeção de obras no lugar de pessoas, evitando que arrisquem sua segurança. Além disso, as imagens registradas podem ser enviadas para a equipe imediatamente, que conseguirá identificar na hora qualquer tipo de problema existente.

Prever os possíveis defeitos e identificar em que momento o projeto começa a estagnar é muito mais efetivo com os drones. Os locais de segurança perimetral e com guindastes podem ser analisados mais detalhadamente por meio da exibição em time-lapse das imagens registradas por esses aparelhos.

A visão daqueles que procuram verificar o alcance de um guindaste é facilitada por meio da visualização 3D que os VANTs proporcionam. O cálculo da probabilidade de colisão e desabamento de um guindaste se torna bem mais exato com a análise dos dados fornecidos continuamente por esses aparelhos.

Os riscos de análises errôneas — que acarretam custos em longo prazo — também são minimizados, além de aumentar a produtividade da obra. São grandes os benefícios trazidos pelos drones, principalmente para empresas que utilizam construção modular.

MAPEAMENTO EFICIENTE

Quando uma estrutura começa a se deteriorar, os drones conseguem mapear a região de maneira mais eficaz e ágil, já que a manutenção de edifícios comerciais depende de inspeções periódicas que, por vezes, são prejudicadas quando feitas por uma equipe humana.

Devido à possível necessidade de escalada para acessar lugares como telhados e terraços, inspecionar a construção de maneira tradicional pode implicar na utilização de arnês ou andaimes.

Além de ser perigosa, essa tarefa leva um tempo considerável para ser completada. Como os drones conseguem chegar a lugares precários de maneira mais rápida, eles certamente otimizam esse tempo.

Os aparelhos voadores garantem uma visão em primeira mão de quão sólidas são suas estruturas, quão esteticamente agradáveis ​​são e onde estão suas eventuais falhas. Eles substituem softwares pesados e eliminam a necessidade de manter uma equipe de especialistas inspecionando obras no terreno.

Quando se fala no uso dos VANTs na indústria da construção, a economia de tempo é, sem sombra de dúvidas, a vantagem mais significativa dessa lista.

ACOMPANHAMENTO FACILITADO NA INSPEÇÃO DE OBRAS

Acompanhar mais facilmente as transformações do local à medida que o projeto avança é um dos principais objetivos dos gerentes de obras. Esse fator é essencial para que o orçamento planejado seja respeitado e para que o prazo estipulado seja cumprido, além de ser fundamental que os contratantes sejam informados sobre o progresso da obra.

Uma ótima forma de atualizar os clientes sobre a evolução da construção e coordenar a logística entre as muitas partes envolvidas é usando o recurso do time-lapse, que já foi citado neste texto. Todos desejam uma maneira mais descomplicada de acompanhar as operações diárias, por isso, os drones se encaixam muito bem nessa função.

Além dessas facilidades, relatórios mais completos e detalhados são construídos a partir dos dados visuais fornecidos por esses equipamentos. Com os VANTs, informações que não poderiam ser detectadas do ponto de vista horizontal são prontamente armazenadas.

Apesar de não existirem dados precisos do número de empresas que usam drones para fazer o monitoramento de obras, é certo que elas já reconhecem o enorme potencial econômico que esses aparelhos possuem. Esse segmento do mercado tende a crescer e avançar exponencialmente com o tempo.

Como você pôde perceber, os benefícios proporcionados pelo uso dos drones na inspeção de obras e na engenharia estão interligados. Será que agora, após ler este post inteiro, suas dúvidas foram sanadas?

Caso queira se informar mais sobre o tema, não deixe de conferir nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre a homologação de drones pela Anatel! Até a próxima!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MultiDrones Whatsapp MultiDrones