BL A - SCLRN 707, Loja 21-B - Brasília - DF 61 3222-1802 61 99916-1001

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

Gostou? compartilhe!

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

O levantamento topográfico é, basicamente, uma representação gráfica de uma determinada superfície, cujo objetivo é observar os acidentes naturais e artificiais do solo analisado.  Na agricultura, o levantamento topográfico é usado para determinar com exatidão o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção de terra (geralmente em um raio de 30 km), sem considerar o efeito da curvatura terrestre.

Ele é realizado através de operadores em campo que percorrem o terreno com equipamentos como a estação total e receptores GNSS (GPS) coletando pontos no terreno ou, como é mais comum atualmente, através de drones especializados.

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E A CONSTRUÇÃO CIVIL

Já imaginou como é importante para qualquer projetista saber, antes de iniciar o planejamento de uma construção, quais são as reais dimensões e condições iniciais do terreno onde a obra será alocada?

Assim, antes de determinar o local exato da construção é preciso prever se será necessário os serviços de terraplanagem, transplantes de árvores e solo, entre outros. Mas, como fazer isso? É nesse momento que a topografia entra.

No levantamento topográfico em obras, será realizado um compilado de elementos presentes no terreno para que, assim, a planta inicial, ou seja, a planta topográfica, seja elaborada com a posição exata de cada um deles e da variação de cotas no local.

Um bom levantamento topográfico proporciona uma maior e mais precisa variedade de informações essenciais para um  projeto bem-sucedido. Também significa a descrição exata e detalhada de um local, determinando as dimensões, elementos existentes, desníveis, acidentes geográficos, entre outros.

Dessa forma, o levantamento topográfico é uma atividade fundamental tanto na etapa do projeto quanto na execução da obra.

QUAL É O PRINCIPAL BENEFÍCIO DA TOPOGRAFIA PARA A AGRICULTURA?

Na agricultura a topografia é fundamental para obter uma visão mais técnica do terreno no qual se deseja plantar.

Isso porque o formato do solo pode influenciar diretamente a eficiência do crescimento e irrigação de determinadas plantações e, portanto, fazer um levantamento topográfico é uma forma de evitar erros e consequentemente aumentar a performance dos plantios.

COMO CONTRATAR ESTE TIPO DE LEVANTAMENTO COM UM BOM CUSTO-BENEFÍCIO?

A melhor forma de contratar um levantamento topográfico com bom custo-benefício é utilizando Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs), popularmente conhecido como drones.

Com a utilização de drones a operação de levantamento topográfico pode ser realizada com apenas um homem em campo. Dessa forma, um único profissional  planejará o voo, dirigirá o carro até o local, montará o equipamento, operará a decolagem do equipamento, acompanhará o voo, pousará e retornará para o escritório.

Além da economia de tempo e de dinheiro, o levantamento topográfico com a utilização de drones tem um ganho considerável em qualidade e precisão.

Resumidamente, o levantamento topográfico com VANTs proporciona um resultado melhor, em menos tempo e mais barato que o serviço tradicional de levantamento topográfico.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MultiDrones Whatsapp MultiDrones