BL A - SCLRN 707, Loja 21-B - Brasília - DF 61 3222-1802 61 99916-1001

É PROIBIDO VOAR…! DRONES APREENDIDOS NO CARNAVAL

Gostou? compartilhe!

É PROIBIDO VOAR…! DRONES APREENDIDOS NO CARNAVAL

A estória se repetiu em diversos pontos do país. Diversos Drones apreendidos por diversas razões pelas polícias Militares e Civis nas mais diversas festas de Carnaval espalhadas no país.

A principal razão destes Drones apreendidos é a que está prevista em LEI pelo DECEA, “não sobrevoar aglomerado de pessoas”.  Com certeza está sendo amplamente ignorada.

A maior parte das pessoas que estão adquirindo seus próprios Drones, não estão cientes de que estes são tratados como Aeronaves. Não há espaço para erros. Não há espaço para desrespeito as leis. Não há espaço para o “jeitinho” do brasileiro. Se você não segue a lei preconizada pela Aeronáutica, sinto informar, as pessoas que não estão trabalhando de forma profissional, mais cedo ou mais tarde terão os seus Drones apreendidos.

Se você tem a intenção de adquirir o seu Drone, ou já o possui, faça a coisa certa, evite problemas desnecessários. Quer trabalhar profissionalmente? Faça a coisa certa! Não há espaço para erros.

“MAS É SÓ UM VÔO RAPIDINHO…”

Apareceram nos últimos dois anos, inúmeras empresas, ou pseudo-empresas de drones, que se arriscam a todo instante muitas vezes trabalhando para receber R$50,00 para executar um vôo de risco extremo. Toda aeronave está sujeita a falhas, embora a DJI tenha um equipamento de primeira linha, ele também pode falhar.

Não caia nessa! Literalmente, não caia! Se você quer ter o seu trabalho reconhecido profissionalmente, comece por registrar o seu Drone e a sua empresa da forma correta. Respeite as leis, elas estão aí por uma razão, para proteger você e as pessoas que não sabem que há um Drone sobre suas cabeças.

E como eu posso registrar o meu Drone? Como eu faço Isso. Eis a lista. Abaixo você vai encontrar diversos passo a passo, cada um com sua finalidade, para que você comece a trabalhar profissionalmente.

LEGALIZANDO O MEU DRONE

PASSO1: COMPRE UM DRONE HOMOLOGADO PELA ANATEL, COM GARANTIA PELA DJI NO BRASIL.

As pessoas estão comprando contrabando em massa! Mesmo órgão públicos que estão licitando seus drones, estão comprando contrabando. A licitação é clara, o menor preço leva. E convenhamos, contrabando sempre tem o menor preço. Em compensação, não tem garantida da DJI no Brasil. Leia ESTA MATÉRIA para saber mais.

Comprei o Drone contrabandeado, e agora? Agora você sabe que não terá a garantia da DJI no Brasil. E provavelmente você precisará homologar o seu Drone na ANATEL. Essa é a hora em que o “barato sai caro”.

PASSO 2: HOMOLOGAÇÃO DE DRONES PELA ANATEL.

É uma questão básica. Você comprou um Drone, consequentemente ele usa frequências de rádio para se comunicar entre rádio e aeronave, logo, é necessário que o governo saiba que a transmissão de rádio do seu Drone não vai interferir nas comunicações de celulares, telefones sem fio, redes WI-FI próximas, etc, etc. Portanto, homologue-o.

Para saber como executar a homologação ANATEL do seu Drone, siga este passo a passo.

Então tendo esta homologação eu já posso voar dentro da lei!? Não. Continue lendo para entender o que mais falta!

PASSO 3: REGISTRE O SEU DRONE JUNTO A ANAC, AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL

Lembra? Seu Drone é uma aeronave, e será tratada como tal pela legislação brasileira. Multas (bem altas por sinal), apreensões, até mesmo prisão do piloto pode ocorrer. Pra que esta dor de cabeça toda não é mesmo?

Então, para evitar este tipo de dor de cabeça, registre o seu Drone no SISANT, o sistema da ANAC para o controle dos drones no país. Saiba mais como registrá-lo clicando aqui.

Agora eu posso voar? Não. Você precisa saber se você precisa ter o seguro obrigatório.

PASSO 4: SEGURO OBRIGATÓRIO PARA DRONES. EU PRECISO DISSO?

Para uso profissional com certeza você precisa. É lei. Este seguro cobre despesas de terceiros, de forma que, caso o seu drone provoque um desastre ou um problema mais grave, o seguro cobrirá as despesas desde que você esteja trabalhando dentro da lei prevista pelo DECEA e pela ANAC. Do contrário, você pode ser processado e ter que pagar do próprio bolso. Já imaginou se você provoca um desastre no principal tronco de rede elétrica de uma cidade ou de um bairro?

Saiba aqui se o Seguro Obrigatório é necessário para você.

E para você que vai dar uso profissional ao Drone, acesse aqui para fazer o seu seguro com um excelente desconto!

4 passo básicos, que auxiliam você e sua empresa a serem observados como profissionais do setor.

Um complemento, a Secretaria de Aviação Civil possui uma campanha chamada “Drone Legal”, clique no link para saber mais!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MultiDrones Whatsapp MultiDrones