BL A - SCLRN 707, Loja 21-B - Brasília - DF 61 3222-1802 61 99916-1001

DRONES SÃO IMPORTANTES ALIADOS NA PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Gostou? compartilhe!

DRONES SÃO IMPORTANTES ALIADOS NA PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Os popularmente conhecidos por drones tem um grande potencial para ações de proteção do meio ambiente, por exemplo, mapeamento de áreas protegidas, monitoramento da biodiversidade, combate a incêndios florestais, caça e exploração dos recursos naturais. A Rede WWF já está utilizando a tecnologia, no monitoramento de rinocerontes e elefantes, em países africanos, com resultados muito positivos.

Para o analista de conservação do WWF-Brasil, Marcelo Oliveira, esse tipo de equipamento não está sendo usado no Brasil, porque existem regras de importação que deixam o equipamento muito caro e o Estado ainda não priorizou essa tecnologia. Mas a Embrapa já trabalha com a tecnologia de drones para agricultura de precisão, mas agora há um apoio das agências ambientais ao governo, para usar essa tecnologia para conservação.

Para conhecer mais esta tecnologia no Brasil, foi realizado um workshop, em Brasília, há dois meses, para definir o uso do drone. Podemos usar no cerrado, no monitoramento de fogo, ajudando as brigadas de incêndio, tanto antes quanto depois, para a fiscalização de desmatamento, da caça, da pesca, para o manejo florestal, monitoramento de fauna e plantas invasoras, e muitas outras.

Os drones são também uma solução e podem ser adaptados a diferentes tipos de condições e paisagens, tudo feito de forma mais rápida, mais barata e mais refinada que o método tradicionalmente utilizado de enviar um grupo de pesquisadores a bordo de um avião.

 

Fonte: EBC Rádios



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MultiDrones Whatsapp MultiDrones