BL A - SCLRN 707, Loja 21-B - Brasília - DF 61 3222-1802 61 99916-1001

CONHEÇA 7 TENDÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA 2018

Gostou? compartilhe!

CONHEÇA 7 TENDÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA 2018

Para se destacar no mercado, é necessário estar preparado e atento às mudanças que acontecem constantemente. A transformação tecnológica é a principal delas, influenciando na forma como vemos e construímos o mundo. A cada dia, novos materiais e equipamentos mais resistentes vão surgindo, contribuindo para dar vida às tendências na construção civil.

Essas novidades ajudam a diminuir os custos do uso de máquinas em seus processos, resultando na realização de projetos mais sustentáveis e em menor prazo. Esses fatores fazem com que esta seja a área da engenharia mais beneficiada pelas descobertas tecnológicas.

Mas, como dissemos, as inúmeras questões que influenciam o segmento da construção civil se alteram com a mesma frequência que todas as outras novidades. Dessa maneira, é preciso que os empreendedores tenham a capacidade de tomar decisões estratégicas a partir de informações seguras.

E é por esse motivo que reunimos aqui alguns dados sobre as principais inovações para o setor previstas para este ano. Confira!

1. TENDÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL – DRONES

Conseguir uma visão ampla de todo o canteiro de obras era muito mais difícil antes do surgimento dos drones. Na maioria das vezes era necessário sobrevoar a região de helicóptero para conseguir boas imagens aéreas. Mas, com a crescente popularização dessas mini aeronaves oriundas dos ambientes militares, os processos da construção civil se tornaram mais simples e muito mais fáceis.

Como os drones são controlados à distância e por meio de controles remotos, realizar inspeções, levantamentos topográficos, acompanhamento de obras e outras atividades é bem menos complicado. As vantagens de utilizar esse equipamento no ambiente construtivo incluem fatores como a monitoração em tempo real, diminuição de acidentes de trabalho e planejamento detalhado do projeto.

Os benefícios incluem até mesmo as campanhas de marketing da empresa, já que, com eles, é possível registrar e usar imagens de toda a área do empreendimento para esse fim.

2. IMPRESSORA 3D

Os métodos colaborativos de construção têm aumentado gradativamente nos canteiros de obras. O BIM — Building Information Modeling — é uma das inovações tecnológicas que vem sendo aplicada nos processos de construção. Essa ferramenta tem como objetivo gerenciar todo tipo de informação passada antes, durante e depois da obra, por meio de um modelo do projeto em 3D.

Essa é uma excelente maneira de envolver todas as equipes participantes da construção em cada etapa realizada. Unida a essa novidade da tecnologia, temos as impressoras 3D, que são responsáveis por solucionar problemas com aumentos de custos e atrasos de produção.

Sua capacidade de pavimentação de um grande número de ruas e construção de casas em até um dia, permite que todo o tempo necessário para realizar o projeto por completo seja altamente otimizado.

3. INTERNET DAS COISAS

Não é novidade que um dos principais objetivos, quando falamos de melhorar a execução dos processos construtivos, é aumentar a produtividade contínua e reduzir os gastos totais. Dessa maneira, muitos negócios estão recorrendo à internet das coisas para otimizar as operações nos canteiros de obras.

São diversas as questões visualizadas no ambiente de construção que a internet das coisas engloba; o uso de drones, tecnologias vestíveis, rastreamento de funcionários e equipamentos, além de armazenamento de dados do local de trabalho.

As tecnologias vestíveis, por exemplo, conseguem monitorar todo o campo de obras para que os trabalhadores fiquem conscientes de possíveis riscos e prováveis acidentes. Podemos citar também a utilização de sensores para identificar se as máquinas usadas precisam ser reparadas.

Uma grande previsão para essa tecnologia é que ela seja incorporada ao Business Intelligence. A intenção é elaborar uma central de coleção de dados que permita o acompanhamento em tempo real de tudo o que ocorre nos canteiros de obras para que as decisões tomadas sejam mais concretas.

4. CONCRETO TRANSLÚCIDO

Uma das fortes tendências na construção civil é o uso do concreto translúcido. Com ele, o consumo de luz artificial é diminuindo, implicando na redução dos gastos com energia elétrica, já que esse material permite a passagem de luz do ambiente externo para o interno.

Sua composição é feita com 5% de fibras óticas, trazendo mais impermeabilidade, maleabilidade e resistência para as construções. Além disso, ele consegue suportar um peso de cerca de 4 toneladas por centímetro quadrado, o tornando 10 vezes mais forte do que o concreto tradicional.

5. CONCRETO PERMEÁVEL

A grande vantagem que engloba o concreto permeável consiste na prevenção de alagamentos, já que esse material é composto por grãos maiores de rocha e areia, resultando em cerca de 35% de espaços vazios. Isso permite que a água da chuva escoe para os lençóis freáticos.

6. REALIDADE AUMENTADA

Uma das tendências mais marcantes no espaço da construção são as tecnologias de realidade virtual e aumentada. Essas inovações permitem uma melhor interação entre as partes interessadas do projeto, até mesmo antes do seu início.

Essa possibilidade faz com que erros sejam detectados com antecedência. A segurança do local de trabalho também é melhorada pelas realidades aumentada e virtual. Ela permite o monitoramento remoto das áreas de construção, evitando que os trabalhadores arrisquem sua segurança ao fazer essa vistoria presencialmente.

7. ESTRUTURAS MODULARES

Como dito aqui anteriormente, economizar custos e condensar o cronograma de construção de um projeto é uma das maiores preocupações do segmento. Dessa forma, tendo em vista as preocupações trabalhistas, o tempo e a qualidade do trabalho, a opção mais atrativa para alcançar esses requisitos é a construção de estruturas modulares.

Esse modelo de construção, também chamado de pré-fabricado, não é novidade para a indústria, mas tem ganhado bastante popularidade na área de engenharia civil. Isso se deve porque, ao usar produtos como argamassa estabilizada, o controle de qualidade desses materiais é facilitado. Assim, imprevistos como problemas com mão de obra, fabricação e clima serão evitados.

Manter-se atualizado nas tendências na construção civil e saber o que está acontecendo no mercado é fundamental para conseguir destaque em relação aos seus concorrentes.

Então, depois de ter conhecido as principais inovações tecnológicas da engenharia civil, siga nossos perfis nas redes sociais para continuar recebendo notícias sobre este segmento! Estamos no TwitterFacebook e LinkedIn!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MultiDrones Whatsapp MultiDrones