BL A - SCLRN 707, Loja 21-B - Brasília - DF 61 3222-1802 61 99916-1001

COMO UTILIZAR DRONES NO CADASTRAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS?

Gostou? compartilhe!

COMO UTILIZAR DRONES NO CADASTRAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS?

Como utilizar drones no cadastramento de imóveis rurais?

Desde 2015, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) iniciaram a integração das bases de dados fundiária e tributária das propriedades e posses no país com o objetivo de implantar o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR).

CNIR representa uma verdadeira evolução do cadastro de imóveis rurais no nosso país, que permitirá a uniformização e concentração de informações confiáveis e úteis, proporcionando uma melhor gestão das políticas públicas.

Mas a maior novidade é que, ao invés de enviar operadores de campo para realizar o cadastramento, atualmente os munícipios podem economizar muito com a utilização dos drones, também conhecidos como VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados)

No artigo de hoje, você vai entender como usar os drones no cadastramento de imóveis rurais.

O QUE É O CADASTRO NACIONAL DE IMÓVEIS RURAIS?

O CNIR é o cadastro administrado pela Receita Federal do Brasil com informações referentes aos imóveis rurais do país, seus titulares e, se for o caso, os condôminos e compossuidores. Estão obrigados à inscrição todos os imóveis rurais, mesmo os que gozam de imunidade ou isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

O cadastro  possui uma base comum de informações gerenciada conjuntamente pelo Incra e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, produzida e compartilhada pelas diversas instituições públicas federais e estaduais produtoras e usuárias de informações sobre o meio rural brasileiro.

Um dos objetivos do CNIR é integrar e sincronizar a sua base de dados ao registro notarial. Assim, aumentando a eficiência e a segurança jurídica no mercado imobiliário, desburocratizando e simplificando o processo de regularização dos imóveis rurais.

USO DE DRONES NO CADASTRAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS

Uma novidade no cadastramento de imóveis rurais para fins tributários é a utilização de drones, também conhecidos como Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), que são aliados de peso no momento do cadastramento.

Com a ajuda destes grandes facilitadores é possível realizar o cadastro de imóveis rurais de maneira rápida e assertiva, além de contar com os seguintes benefícios:

  • Economia de mão de obra e recursos: Para mapear os imóveis rurais pelo método tradicional seria preciso contratar uma empresa especializada para a coleta de dados. Com a utilização de drones, que é uma tecnologia versátil e precisa, parte da necessidade de contratação de mão de obra é eliminada, consequentemente acarretando numa grande economia de recursos.
  • Alcance e imagens precisas: as imagens capturadas através dos drones apresentam maior riqueza de detalhes. Enquanto o máximo detalhamento em solo das imagens de satélite é de 30 cm (novo satélite WordView-3 lançado em novembro de 2014), os Drones oferecem um detalhamento máximo de 2 cm – dependendo das câmeras utilizadas e da altitude em que é realizada a atividade, este nível de detalhes pode ser milimétrico.
  • Assertividade: com o uso de drones no cadastramento de imóveis rurais é possível verificar as dimensões exatas do terreno e ainda dos imóveis.
  • Economia de tempo: para realizar o cadastro dos imóveis rurais, titulares, condôminos e compossuidores com a utilização de VANTs não é preciso percorrer toda a área do terreno para realizar análises visuais. Tudo é feito em alguns segundos.
  • Praticidade: entre estas e outras vantagens do uso de drones para o cadastro de imóveis rurais podemos citar a facilidade de uso do equipamento e ainda o voo controlado para imagens e fotos aéreas.

Apesar de todas essas vantagens, muitos municípios (ou mesmo empresas) desconhecem a utilidade e custo-benefícios dos drones. Por isso, os interessados em adotar essa tecnologia devem estar atentos ao know-how da empresa contratada – seja para execução do serviço ou treinamento de operação dos drones.

Clique aqui para solicitar uma conversa com um especialista em cadastramento de imóveis rurais com drones e tire todas as suas dúvidas.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MultiDrones Whatsapp MultiDrones