BL A - SCLRN 707, Loja 21-B - Brasília - DF 61 3222-1802 61 99916-1001

COMO OS DRONES TEM SIDO UMA TECNOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Gostou? compartilhe!

COMO OS DRONES TEM SIDO UMA TECNOLOGIA INOVADORA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Qualquer empresa ativa atualmente pode tirar proveitos das inovações tecnológicas proporcionadas pelo mundo digital. Quando se trata de aumentar a produtividade da equipe, então, essas novidades se tornam as maiores aliadas dos negócios. Empreendimentos no ramo da construção civil, por exemplo, são grandes beneficiários dessas tecnologias.

No setor em que o cumprimento de prazos é a palavra de ordem, a tecnologia na construção civil pode ser usada para garantir maior competitividade e auxiliar na prestação de serviços.

Com investimentos nessa área, problemas como falta de planejamento e mão de obra desqualificada podem ser evitados, além de fazer a diferença para atrair e conquistar novos clientes.

Foi pensando em todos esses aspectos que elaboramos este post. Aqui, você vai entender como as inovações tecnológicas têm sido peças coringas para impulsionar os trabalhos na construção civil. Confira!

VANTAGENS DA TECNOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Para manter a alta produtividade da equipe e sanar problemas que costumam aparecer com certa frequência nessa área, o investimento em materiais de qualidade, máquinas modernas e capacitação dos funcionários tem sido o principal aliado, além da internet e dos aparelhos móveis.

Com isso, resultados satisfatórios e qualificados são alcançados mais facilmente. Veja, abaixo, alguns dos benefícios que o uso da tecnologia proporcionam para o setor:

REDUÇÃO DE RETRABALHOS

Erros durante o processo de construção são evitados quando a empresa conta com funcionários bem preparados e produtos de qualidade. Esses fatores implicam em um trabalho bem-feito, reduzindo a necessidade de refazê-lo — o que otimiza tempo e ajuda no cumprimento dos prazos.

PADRONIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

As tecnologias auxiliam no melhor planejamento do espaço e trabalho. Quando tudo está devidamente organizado, a circulação das máquinas e dos funcionários é agilizada, permitindo que a equipe trabalhe de modo mais colaborativo, com materiais de qualidade e conservados.

DIMINUIÇÃO DO TEMPO CONSTRUTIVO

Como dito mais acima, um dos principais problemas do setor construtivo é entregar os projetos dentro dos prazos planejados. No entanto, quando existe um controle e qualidade do material utilizado, o tempo que seria gasto com a reposição de estoque por conta de materiais de qualidade inferior é utilizado para o que deveria desde o início: a realização do trabalho.

CONTROLE DOS DESPERDÍCIOS DE MATERIAIS

A maior consequência de fazer esse controle de estoque é a redução dos gastos com produtos fora do padrão. Ao planejar toda a obra de maneira eficiente, atrasos e erros que comprometem o trabalho, como o desperdício de materiais, não ocorrem.

Todas essas vantagens resultam em um serviço realizado de forma rápida, econômica e eficiente, que representa uma enorme gratificação, tanto para o contratante quanto para a instituição. Contudo, antes de implementar qualquer inovação tecnológica nos processos da empresa, é preciso cuidar para que os funcionários saibam utilizar os novos equipamentos fornecidos.

IMPORTÂNCIA DO USO DE DRONES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Apesar de a variedade de aplicações da tecnologia na construção civil ser enorme, equipamentos com drones ainda são pouco explorados nesse segmento.

Esses aparelhos oferecem uma visão mais ampla do canteiro de obras, o que os tornam uma potente ferramenta de inspeção e acompanhamento. Dessa forma, o monitoramento é realizado com mais frequência, permitindo a identificação e a correção de inadequações antes de prejudicarem o projeto.

Aqui no país, a companhia que tomou a iniciativa de utilizar os drones em seus canteiros de obras foi a construtora Tecnisa, que realizou todo o registro fotográfico do progresso construtivo com esse equipamento. Nos EUA, por conta dessa capacidade de capturar imagens, a evolução da construção da nova sede da Apple pôde ser registrada inteiramente em time-lapse.

BENEFÍCIOS DO USO DE DRONES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Até esse momento, você já deve ter compreendido que, quanto maior o investimento em novas tecnologias, maior será o custo-benefício da obra. É por essa razão que, cada vez mais, construtoras têm apostado no uso de drones como ferramenta primordial para colher benefícios como aumento de produtividade, rentabilidade e outros que você pode conferir abaixo:

ANDAMENTO DA OBRA

Verificar como o andamento do projeto está, conforme ele avança, é muito mais preciso com esses aparelhos voadores. Os operadores de obras e engenheiros conseguem perceber essa evolução de maneira mais exata, permitindo que os contratantes recebam informações mais confiáveis sobre o projeto.

Além disso, ao fazer uso dessa tecnologia, a elevação do preço da construção é evitada, pois os seus fatores causadores, como a impossibilidade de cumprir o cronograma, não acontece. Assim, a tarefa se torna mais eficiente, com uma logística bem elaborada e relatórios mais completos.

INSPEÇÃO DETALHADA

Para que os mínimos detalhes de uma construção possam ser vigiados, é necessária uma série de equipamentos e de mão de obra que impactam na segurança dos funcionários e na extensão do projeto.

Com os drones, toda a inspeção de locais que oferecem risco de segurança para a equipe e que representam maior trabalho pode ser feita muito mais rápida e facilmente. Eles, certamente, conseguirão fazer um acompanhamento detalhado de qualquer parte da construção.

CÁLCULO DE VOLUME

Utilizando o auxílio dos drones, determinar o volume de estoque nos canteiros de obras se torna bem menos complicado. O equipamento consegue captar imagens de toda a área de construção ao sobrevoar o local. Essas imagens são enviadas para uma plataforma especializada, que analisa as informações do ambiente e calcula o volume total.

IMAGENS TÉRMICAS

Captar imagens não é a única função que pode ser desempenhada pelos drones. Ao serem equipados com sensores térmicos, os aparelhos voadores conseguem identificar as temperaturas de diversos pontos da construção, permitindo que os profissionais saibam se há necessidade de elaborar uma nova infraestrutura ou se existe o risco de incêndio.

CAMPANHA DE MARKETING

Focando em outras áreas da construção civil, os drones podem ser utilizados como ótimas ferramentas para a execução das estratégias de marketing das construtoras. Com eles, a equipe pode realizar vídeos e tomadas aéreas com diversos ângulos de visão para serem usadas nas campanhas de promoção da empresa.

Depois que os drones foram regularizados pela ANAC — Agência Nacional de Aviação Civil —, a viabilidade de uso profissional desses equipamentos nas áreas de engenharia é aumentada, o que implica em novas formas de coleta de dados nesses segmentos. Com essa regularização, mais instituições se sentirão aptas a investir nessa tecnologia, devido à segurança que a legalidade traz.

Essas facilidades trazidas pelos drones fazem com que o uso da tecnologia na construção civil se popularize cada vez mais. E agora que você entendeu a importância e as vantagens que esse equipamento traz para a área construtiva, assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos como este!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MultiDrones Whatsapp MultiDrones