BL A - SCLRN 707, Loja 21-B - Brasília - DF 61 3222-1802 61 99916-1001

ANÁLISES DE PLANTIO COM DRONES, VALE A PENA COMPRAR UM PRA ISSO?

Gostou? compartilhe!

ANÁLISES DE PLANTIO COM DRONES, VALE A PENA COMPRAR UM PRA ISSO?

Em função da grande versatilidade que apresentam, aliada ao pequeno investimento exigido, a utilização de drones vem crescendo em setores até então pouco receptivos para essa inovação tecnológica, como a agricultura nas análises de plantio e a pecuária.

Capazes de monitorar grandes áreas de forma rápida e extremamente precisa, esses dispositivos começam a ser aplicados em diversos serviços, proporcionando economia e resultados ágeis para os proprietários rurais, ao mesmo tempo em que se mostram como auxiliares plenamente confiáveis para o trabalho no campo.

Desde a demarcação do plantio, que permite verificar quais partes do terreno estão aptas para semeadura, até o acompanhamento da safra, avaliando em tempo real seu desenvolvimento, a agricultura tem se beneficiado cada vez mais do uso de drones como apoio ao negócio.

Nesse cenário, uma das funções que merece destaque e tem sido largamente beneficiada diz respeito à análise de plantio. Sem a dependência de satélites para o monitoramento das áreas, é um processo que pode ser realizado de maneira bastante ágil e precisa com o apoio de drones.

COMO OS DRONES AJUDAM NAS ANÁLISES DE PLANTIO?

Em termos práticos, o mapeamento dos terrenos é utilizado para analisar a plantação de forma abrangente e completa. Com as imagens geradas, em alta definição, o proprietário tem condições de detectar vários aspectos que poderiam prejudicar a safra e devem receber tratamento.

Existência de doenças e pragas, irrigação em excesso e falhas no plantio são algumas das variáveis que podem ser identificadas a partir da análise das imagens produzidas.

Até mesmo a cor das plantas, identificada nas imagens, pode servir como indicador de ocorrências que merecem a atenção do administrador da plantação.

Especificamente para o setor agrícola, o grande benefício é obtido com a cobertura de áreas imensas praticamente em tempo real. A análise é realizada com base em informações atuais, de modo que as providências podem ser tomadas rapidamente. Assim, o proprietário corrige eventuais problemas com agilidade e reduz perdas, maximizando com isso a produtividade da safra.

VANTAGENS ADICIONAIS DO USO DE DRONES

O mapeamento realizado com o auxílio de drones tem o custo reduzido se comparado com as técnicas tradicionais de monitoramento do plantio.

Como é fácil inferir, a redução de custos não se dá apenas com o valor do serviço, mas também na agilidade e eficiência proporcionadas, que possibilitam a tomada de ações pontuais e efetivas para controle da produção.

VALE A PENA COMPRAR UM DRONE PARA AS ANÁLISES DE PLANTIO?

O investimento realizado na aquisição de drones se paga em pouco tempo. Ainda assim, é importante ter em conta alguns aspectos antes de decidir pela compra.

Primeiro, embora não seja exigido um treinamento avançado para utilização de drones, a obtenção das melhores imagens – bem como o tempo hábil para produzi-las – depende de certa prática e familiaridade com o equipamento.

Além disso, existem técnicas para controle e operação do dispositivo que levam algum tempo até serem plenamente dominadas sem orientação profissional.

Nesse sentido, há o risco de não se conseguir os resultados esperados em função do desconhecimento sobre todos os recursos e funcionalidades que o drone pode oferecer.

Por outro lado, existem empresas que prestam serviços especializados na coleta e análise das imagens. Assim, a recomendação é que, ao menos inicialmente, seja contratado pessoal especializado nesse tipo de trabalho, garantindo a conquista plena dos benefícios que o drone proporciona e verificando sua aderência aos objetivos pretendidos.

Em seguida o proprietário pode então adquirir seu próprio equipamento e passar a fazer a gravação e análise da área por conta própria. Com isso, terá o serviço profissional realizado anteriormente como termo de comparação e uma meta de qualidade a ser buscada.

Gostou da nossa matéria? Que tal nos seguir no Facebook para se manter sempre muito bem informado? Clique aqui e SIGA a nossa FanPage!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MultiDrones Whatsapp MultiDrones