fbpx

Tipos de Drones: qual o melhor para cada aplicação?

Os drones são equipamentos que se tornam cada vez mais populares entre pessoas e empresas, principalmente pela diversidade de aplicação dos vários tipos de drones disponíveis e pela autonomia apresentada por esses aparelhos.

Esses dispositivos são veículos não tripulados, capazes de oferecer diversos benefícios ao usuário, tais como ampliação do campo de visão, registro fotográfico, acesso a áreas remotas, etc.

Há, no entanto, grande variedade de modelos para esses equipamentos no mercado e a tarefa da escolha do drone mais adequado não é tão simples quanto parece. O tamanho, a aplicabilidade, o desempenho em determinadas funções e outras características podem variar muito conforme o tipo selecionado.

Por isso, preparamos este post para que você conheça melhor os tipos de drones existentes e confira os detalhes essenciais sobre cada um deles para acertar na escolha do equipamento que melhor atende suas necessidades.

Drones de rotor único

Os drones de rotor são a categoria mais popular do mercado. Esses modelos possuem uma ou mais hélices que estabilizam o dispositivo no ar. Os de rotores únicos são os que possuem apenas uma hélice para realizar essa estabilização.

Geralmente, se assemelham a um helicóptero reduzido e são muito utilizados para voo pairado com adicional de carga, sem que isso interfira muito na autonomia de voo do dispositivo.

Tipos de Drones Multi-rotores

Os drones multi-rotores são os mais usados para mapeamento e pra criação de modelos com DroneDeploy. Eles são formados a partir de um corpo central e diversos rotores que movimentam as hélices para levantar voo e manobrar a aeronave.

Quando estão no ar, esses dispositivos usam lâminas de passo fixo que controlam o movimento do equipamento. Para que ele se mova, a velocidade dos rotores é modificada individualmente, de forma a criar o torque necessário para impulsionar o aparelho.

Conheça agora os principais tipos de drones multi-rotores disponíveis no mercado.

Quadricóptero

Esse tipo de drone é o modelo mais vendido entre todos. Isso se deve ao fato de ser um dispositivo de fácil fabricação, além de ser muito veloz e ter um preço muito acessível aos consumidores.

Os quadricópteros são confeccionados com um corpo central e quatro hélices dispostas nas quatro extremidades. Apresentam grande manobrabilidade, dispõem de força para acionar e carregar os acessórios, demonstram boa autonomia e são muito mais estáveis do que os modelos de rotor único (ou helicópteros).

Além disso, drones desse modelo requerem menos manutenção, o que os torna muito mais baratos em comparação aos outros modelos de drones. Suas maiores desvantagens são não serem tão poderosos quanto um hexacóptero ou octocóptero e não suportarem ventos fortes.

Hexacóptero

Como é fácil imaginar, o modelo hexacóptero de drone conta com seis hélices e seis rotores associados. Essa configuração confere à categoria muito mais potência e capacidade de carga, garantindo que o dispositivo possa ser usado para carregar acessórios mais delicados e caros sem perigo.

São modelos capazes de alcançar velocidades bem mais elevadas e voar em condições desfavoráveis (como em ventanias). A capacidade de altura também é uma grande vantagem dessa categoria, já que os Hexacópteros conseguem atingir facilmente alturas muito mais expressivas do que os quadricópteros.

Outra característica importante desse modelo é a capacidade de voar mesmo que um dos rotores falhe. Isso acontece devido à separação de 120 graus entre as hélices, o que permite que o piloto seja capaz de aterrissar o drone em segurança em caso de falhas.

A primeira desvantagem relacionada aos hexacópteros é o alto preço de aquisição. Comparados aos quadricópteros, esses drones são substancialmente mais caros e as peças dos motores, além de apresentarem um custo bem maior, devem ser substituídas com frequência.

Outra limitação dos equipamentos de seis rotores é que os aparelhos são maiores e, portanto, não funcionam bem para explorar locais confinados.

Octacópteros

Considerado o tipo de drone com mais benefícios entre todos, os modelos Octacópteros reúnem potência, segurança, controle e alta performance. As oito hélices asseguram comando excelente — sem interferência de intempéries — e permitem o alcance de altas velocidades.

Ademais, os drones dessa categoria têm o benefício de não correrem risco de queda caso haja falha em até dois ou três motores (dependendo da posição das hélices que falharam), portanto, é um drone com excelente estabilidade.

Em compensação, o preço e a duração da bateria não são vantajosos. Além disso, os octacópteros são bem mais pesados do que os drones das demais categorias e a autonomia de voo pode variar muito conforme a carga, a velocidade do vento e a experiência do piloto.

Drones de Asa Fixa

Essa categoria é projetada como as aeronaves convencionais que conhecemos. O corpo central recebe duas asas e uma única hélice e, ao ser impulsionado, as asas geram elevação que compensa o peso, garantindo que o dispositivo permaneça em altura.

A grande vantagem da utilização dos drones de asa fixa está ligada à sua capacidade de sobrevoar áreas lineares por bastante tempo, sem que haja necessidade de repor a bateria com tanta frequência, como acontece nos os drones de rotor.

É a categoria de drone com a maior estabilidade devido ao seu design e possui recuperação segura caso haja perda de energia do motor. Esses equipamentos são capazes de deslizar para aterrissagem em caso de falha, garantindo-lhes maior chance de sobreviver a uma queda.

Por outro lado, os drones de asa fixa necessitam de uma área maior para pouso e decolagem, têm preço elevado, são bem menos compactos e necessitam de um piloto experiente para operá-los. Além disso, não conseguem ficar parados no ar, exigindo que sejam usados sempre em movimento.

Ao realizar a escolha dos tipos de drones ideais para suas necessidades, portanto, é importante levar em conta o quanto se pretende gastar, qual o local e a função em que o dispositivo será utilizado e se há necessidade de muito tempo de autonomia de vôo, além de agilidade ou outra característica listada acima.

Agora que você conhece tudo sobre os tipos de drones, que tal saber um pouco mais sobre como escolher a melhor empresa para manutenção do seu drone? Neste artigo, listamos os principais fatores a serem considerados quando se pretende realizar a manutenção do seu equipamento. Confira!

Aulas gratuitas, manutenção e preservação do seu drone. Clique abaixo e aproveite nossas aulas.

 

Minimum 4 characters