fbpx

Confira 6 tendências para o futuro da fotografia

Desde que foi inventada, a fotografia sofreu diversas modificações, principalmente com a introdução da imagem digital, que tem trazido avanços cada vez mais rápidos. Como resultado, as pessoas têm procurado, frequentemente, por novas experiências com ela: imagens que permitem voltar no tempo, fotos em movimento e com ângulos antes impensáveis são alguns exemplos do que o público busca e refletem o futuro da fotografia.

Dessa maneira, um negócio que apresenta boas fotos de seus produtos para os consumidores têm mais chances de ganhar credibilidade. Quanto mais antenada a empresa estiver em relação às tendências da fotografia para oferecer mais possibilidades de visualização aos clientes, melhores são os retornos positivos para o empreendimento.

Pensando nisso, reunimos e apresentamos a seguir algumas informações sobre as técnicas e as formas de fotografar que serão mais populares daqui para a frente. Acompanhe e confira!

1. Imagens espontâneas

É crescente a procura do público por imagens espontâneas, originais e que representam emoções autênticas. A resposta dos consumidores a fotos extremamente polidas, planejadas, com modelos fazendo poses premeditadas não tem sido mais tão positiva.

Nesse contexto, imagens que transmitem histórias do cotidiano, que capturam e representam momentos específicos e mais intimistas, têm sido uma forte tendência. Em vez de cenários projetados, tem-se optado por ambientes naturais. No lugar de modelos contratados, a preferência é por pessoas reais dando continuidade a sua rotina diária.

São imagens com essas características que atraem e conquistam a atenção dos consumidores atualmente. Quem aposta nesse estilo de fotografia tem chances de engajar os clientes com mais facilidade.

2. Fotografia com o uso de drones

Explorar novos ângulos e registrar objetos e paisagens a partir de uma perspectiva nunca vista antes é uma das fantásticas possibilidades que a fotografia com drones traz. Esse tipo de dispositivo tem sido cada vez mais comum no registro de faixas costeiras, paisagens urbanas, imagens arquitetônicas e até mesmo cenas de viagem.

A forma como vemos a fotografia e a nossa perspectiva de mundo foram totalmente modificadas pelos drones.

Com eles, é possível conseguir imagens incríveis às quais os limites de enquadramento, posição, ângulo e outros aspectos próprios da fotografia convencional não se aplicam. É por essa razão que as imagens aéreas só tendem a ficar mais e mais populares com o passar do tempo.

3. Fotos com ISO alto

Uma das tendências do futuro da fotografia é o uso de ISO alto na captura de imagens. Esse valor indica a sensibilidade do sensor da câmera à luz. Com a democratização da fotografia e, consequentemente, dos recursos e das técnicas fotográficas, empregar uma melhor iluminação ao ambiente quando necessário se tornou mais acessível.

Não é mais necessário ter equipamentos de iluminação caríssimos: basta configurar a câmera para permitir maior ou menor entrada de luz no sistema.

Se nos tempos em que se usavam filmes para fotografar, o ISO não podia ter um valor muito alto, hoje, com a fotografia e as máquinas digitais, é possível registrar imagens à noite com nitidez — já que em muitos equipamentos o ISO pode ser aumentado livremente.

4. Imagens em 360°

Outra tendência para o futuro da fotografia são as imagens em 360º. Essa tecnologia se tornou popular principalmente no mundo dos negócios, pois proporciona ao cliente uma experiência única com seus produtos. Isso mostra para o consumidor que a empresa se preocupa em se manter atualizada, o que faz que ela ganhe mais credibilidade aos olhos do cliente.

No mercado imobiliário, por exemplo, essa técnica pode ser aplicada para reduzir custos com visitações. Com ela, as construtoras podem oferecer uma melhor visualização do projeto com um tour virtual por casas e apartamentos. Isso dá ao cliente uma sensação de estar no ambiente e permite que ele explore todos os cômodos do imóvel sem sair de casa.

5. Fotografia mobile

Com a chegada dos smartphones, muita gente que não via nenhum atrativo na fotografia passou a usá-la como item fundamental do cotidiano. Essas pessoas agora registram todo tipo de situação do dia a dia, como ida a eventos, passeios, viagens, refeições e outros para postar nas redes sociais. Até os fotógrafos profissionais aderiram a essa nova forma de tirar fotos.

Existem smartphones com inteligência artificial (IA), como os da Huawei e da Apple, que permitem o registro de imagens de forma mais eficiente, mesmo que o usuário não tenha conhecimento de técnicas fotográficas. Esses aparelhos geralmente têm câmeras duplas que identificam cenários e objetos por meio de uma unidade de processamento neural que destaca tudo o que a IA julgar relevante.

Assim, qualquer pessoa com um desses dispositivos móveis consegue tirar fotos de boa qualidade.

6. IA

A IA contida nos smartphones faz que eles sejam capazes de registrar imagens em nível profissional. Um dos recursos que, anteriormente, era exclusivo das câmeras digitais de reflexo por uma lente (Digital Single-Lens Reflex – DSLRs), hoje está presente na maioria dos aparelhos móveis inteligentes.

O efeito de desfocado no fundo da imagem — chamado de bokeh — é alcançado facilmente por quase todos esses dispositivos.

Os autorretratos, popularmente conhecidos como selfies, também têm se tornado mais eficientes. Graças à IA, é possível manter o foco apenas no rosto do usuário e até melhorar suas características, sem que sejam necessárias edições posteriores.

E claro, quando se fala de IA, as especulações não se restringem ao presente. As inovações esperadas para o futuro da fotografia englobam enquadramento e captura de imagem automáticos, o que deve dispensar a necessidade de comandos dados pelo usuário.

Com todas essas tendências fotográficas em mente, é fácil entender por que as expectativas do público relacionadas à qualidade das imagens estejam tão altas. Por isso, é importante que as empresas passem a incorporar essas inovações em suas estratégias de marketing — afinal, isso já provou ser bastante eficaz para engajar e conquistar novos clientes. Ou seja, a necessidade de criar conteúdos relevantes e interessantes só aumenta.

Então, quer continuar antenado sobre as tendências para o futuro da fotografia? Visite nosso site para saber como podemos ajudá-lo em seu negócio e quais são os planos disponíveis para a sua empresa!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT