fbpx

Comprar ou alugar um drone: o que é melhor?

Sempre que uma nova tecnologia surge, muito interesse se forma em torno dela, mas diversos questionamentos também aparecem. Quando os drones começaram a ganhar destaque comercial, a situação não foi diferente.

À medida que as pessoas foram tomando conhecimento da praticidade e dos benefícios que esse aparelho voador tem, passaram a procurar maneiras de alugar ou comprar um drone.

Dessa forma, com o intuito de suprir essa crescente demanda pelo VANT — Veículo Aéreo Não Tripulado —, muitas empresas começaram a abrir portais para venda e prestação de serviços desses equipamentos.

Continue acompanhando este post para saber mais sobre os drones, como eles funcionam e qual a melhor abordagem na hora de adquirir um.

O que é um drone?

Assim como a sua classificação explicita, o drone é um tipo de mininave sem tripulantes, comandada a distância por meio de controle remoto. As hélices presentes no equipamento são responsáveis por mantê-lo no ar. O tempo de voo pode chegar a um período de 1 hora devido à bateria que funciona como fonte principal de energia.

Por serem controlados remotamente, esses aparelhos contam com um localizador GPS, para que o controlador saiba exatamente a sua posição. Existem drones de tamanho grande, mais pesados, e drones menores e mais leves. Cada um atenderá perfeitamente às necessidades do comprador.

Como ele funciona?

Os VANTs são extremamente versáteis e possuem diversas utilidades. Dessa forma, eles podem ser empregados tanto para uso pessoal como para uso profissional: monitoramento de eventos e aerofotogrametrias, por exemplo.

A função mais operada nesses aparelhos é a de filmagens aéreas. Ao acoplar câmeras portáteis ao equipamento, o controlador consegue registrar por vídeo ou fotografias todo o espaço sobrevoado. É uma aplicação que serve para os mais variados trabalhos, como atividades esportivas, cerimônias de casamento e até inspeção de obras.

Existe ainda o uso do drone como prestador de serviços. Já é comum forças de autoridade como polícia, bombeiros e ambulâncias contarem com o equipamento para proteger o cidadão e intervir, em caso de acidentes, quando necessário.

Quais os seus benefícios?

Fácil manuseio

Um dos maiores benefícios do drone é o seu fácil manuseio. Por ser de tamanho reduzido em comparação a outros equipamentos que realizam atividades parecidas, ele consegue alcançar locais difíceis de forma descomplicada e mais rapidamente, evitando barreiras e obstáculos.

Mas, antes de sair mexendo no novo aparelho, é necessário realizar uma capacitação para que a utilização seja feita corretamente. Existem empresas que fornecem esse tipo de treinamento, qualificando o usuário para realizar o trabalho desejado de maneira eficiente.

Garantia de segurança

Comparados aos métodos tradicionais de aerofotogrametria, os VANTs fornecem muito mais segurança de operação por seguirem um plano de voo pré-definido e por serem controlados a distância.

Além disso, por substituírem as funções de risco que, normalmente, são executadas por seres humanos em algumas áreas profissionais, esses aparelhos voadores garantem a segurança dos trabalhadores, que não ficam expostos a choques elétricos, queimaduras ou acidentes.

Contudo, antes de colocar o drone para voar, é necessário fazer a regulamentação junto a um órgão autorizado.

Baixo custo operacional

As vantagens do drone também incluem redução de custos operacionais e otimização de tempo. O equipamento consegue sobrevoar uma extensa área para avaliação muito mais rapidamente se comparado à mesma atividade realizada por uma pessoa. Dessa forma, a sua inspeção em vídeo será feita em um tempo bem reduzido.

Ao contratar os serviços ou comprar um drone, a empresa ou o profissional economizará bastante em materiais e equipes para realizar o trabalho. Em um canteiro de obras, por exemplo, o valor que seria gasto com andaimes, escadas, manipuladores, telescópios e mão de obra é poupado quando essas funções são atribuídas ao VANT.

Imagens com alta definição

Até para atividades simples, como tirar fotografias, o drone é eficiente. Com esse equipamento, é possível realizar filmagens panorâmicas e registrar imagens profissionais ou apenas fazer fotos artísticas em alta definição. Inclusive, para os fotógrafos, existe uma rede social chamada Dronestagram, voltada para o compartilhamento de fotos tiradas somente por drones.

O âmbito jornalístico também tem tirado proveito dessa tecnologia. O veículo aéreo não tripulado vem sendo bastante usado para realizar filmagens e fazer transmissões jornalísticas.

É melhor comprar ou alugar um drone?

Com a consolidação do mercado de drones, os preços para compra ou aluguel estão muito mais estáveis. Em meados de 2012, quando esse equipamento chegou ao país, pouquíssimas empresas o comercializavam, o que resultava em pouca disponibilidade e valores absurdos.

Só depois da popularização dos VANTs a acessibilidade a essa tecnologia se tornou menos restrita, tanto em quantidade quanto em preços.

Você pode tanto comprar quanto alugar um drone, mas tenha em mente que a maior importância desse equipamento voador é a sua prestação de serviços se utilização da forma correta. Existe uma curva de aprendizado, que varia de 6 meses a 1 ano.

Somente após esse período é que a pessoa conseguirá usar seu drone eficientemente. Também é necessário tê-lo completamente certificado para execução de voos profissionais.

Para a maioria das empresas, capacitar o cliente é mais importante que comercializar o equipamento. A venda, em geral, só ocorre após o comprador verificar a viabilidade do drone em seu negócio. Assim, a companhia presta o serviço na necessidade do cliente e em seguida é que vende o produto, oferece treinamento e orienta na certificação para uso profissional.

Por fim, saiba que, antes de comprar um drone, é importante pesquisar a credibilidade das lojas e dos fornecedores para evitar prejuízos. Verifique se a empresa comercializadora possui CNPJ real e se fornecerá garantia e nota fiscal. Se a compra for realizada virtualmente, vale entrar em contato para ter certeza de que você receberá o produto em casa.

Em suma, analise os pontos positivos e negativos de qualquer empresa fornecedora de drones, escolhendo aquela que possui melhor reputação. Assim, você correrá menos riscos quando for obter o seu.

Agora que você compreendeu as principais funcionalidades do drone e qual a melhor abordagem na hora que adquirir um, não deixe de assinar a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos exclusivos como este!

Minimum 4 characters
%d blogueiros gostam disto: