fbpx

10 técnicas fotográficas para aumentar a qualidade das suas fotos!

Não existe uma fórmula para obter as melhores imagens, mas sim algumas técnicas fotográficas que ampliam a qualidade e melhoram o resultado de um trabalho que, certamente, foi feito com muita dedicação.

Os principais atributos de um bom fotógrafo são o olhar apurado — para encontrar as posições certas e determinar o momento exato para tirar a fotografia — e a criatividade, para pensar em situações que não seriam cogitadas por outras pessoas.

Ficou curioso em como realizar essa façanha? Neste post, vamos apresentar técnicas fotográficas para alcançar seus melhores resultados. Confira!

1. Simetria, regra de 3 e proporção áurea, técnicas fotográficas que fazem a diferença

Os três dizem respeito ao enquadramento da fotografia. Muitas câmeras disponibilizam as linhas na tela para facilitar a visualização proporcional do quadro, basta configurá-las com a técnica escolhida.

A primeira, como o próprio nome diz, é proporcionalmente igual em todos os lados da fotografia: o objeto principal é centralizado e o restante da cena parece espelhada: ideal para obras arquitetônicas.

A Regra de 3 consiste em dividir o frame em 9 retângulos iguais, com 3 por cima de 3, com o objetivo de concentrar os elementos mais importantes do cenário no quadro escolhido, de modo que o elemento principal da imagem não fique centralizado.

Já a Proporção Áurea está relacionada a um número representado por retângulos de tamanhos diferentes que se interligam por uma espiral. É encontrado praticamente em todos os elementos da natureza e constantemente associado à beleza e à perfeição.

Nela, o centro da imagem deve ser enquadrado no meio da espiral e o restante se encaixa sutilmente no frame. É possível utilizar um programa de edição de fotos para cortá-la na proporção correta.

2. Bokeh

Esse efeito é assim denominado pois a palavra japonesa “Boke” significa “desfocado”, sendo conseguido por meio da distorção dos detalhes e das fontes de luz ao fundo da fotografia.

Podem ser utilizados filtros de lente em formatos diferentes (estrela e coração, por exemplo) a fim de que o desfoque formado fique no formato do filtro. Para atingi-lo é preciso diminuir a profundidade de campo (aumentando a abertura da lente) e reduzir o foco das fontes de luz.

3. Golden hour

A hora de ouro é assim chamada pois favorece um ambiente que agrada a todos os amantes de fotografia ao ar livre. Nela, a angulação do sol — que ilumina diretamente os elementos sem inclinação — aumenta a suavidade da imagem, que alcança um efeito mais dramático.

Em outros casos, o reflexo solar encobre os elementos, reduzindo o contraste e simulando o efeito de um filtro. Essa condição favorável acontece apenas duas vezes por dia, durante meia hora ao nascer do sol e em seu poente. É uma ótima pedida para fotos de casais!

4. Lens flare

Defeito fotográfico que deu certo, o lens flare são aquelas distorções de luz que parecem círculos multicoloridos de um raio único visto de frente. Usado como um efeito estético na fotografia, acontece quando o próprio raio solar entra diretamente pela lente em suas bordas e não pelo centro. Também ocorre frequentemente em imagens feitas ao pôr do sol.

5. Panning

Acontece em fotografias de movimento, quando o objeto principal aparenta ser imóvel enquanto o restante do quadro transmite a sensação de velocidade.

Para que esse efeito aconteça, é preciso mover a câmera, configurada com um obturador de velocidade acima de 1/125, na mesma velocidade e direção do que o objeto em movimento, para que sua trajetória seja acompanhada e o obturador fique aberto tempo suficiente para capturar o movimento.

É possível, ainda, conseguir um panning parcial, em que o objeto principal não fica totalmente focado, mas com algumas distorções. Essa técnica requer muito treino e habilidade.

6. Quadros sobrepostos

Quando um quadro fica inserido dentro de outro maior, como numa moldura, a imagem transmite a impressão de mais profundidade. Pode acontecer, por exemplo, ao fotografar uma cena de dentro de uma porta ou janela.

Essa técnica atribui um destaque maior aos detalhes do primeiro quadro e era muito utilizada em pinturas renascentistas, mas não se limita apenas a molduras propriamente ditas, podem ser conseguidas com elementos naturais: o contorno de árvores, braços e pernas de pessoas, por exemplo.

7. Quadro preenchido

Quando todo o quadro da fotografia é preenchido — sem espaços livres que mostrem o ambiente em que a cena foi fotografada — a impressão é que o elemento se posicionou exclusivamente para a foto, possibilitando a percepção de todos os detalhes do personagem ou objeto.

8. Nova perspectiva

Essa percepção, de ângulos diferentes ao da visão humana, pode ser conquistada por meio do uso de drones, por exemplo. A técnica aumenta a impressão de exclusividade e o diferencial está em uma cena que todos estavam vendo, mas só o observador conseguiu capturar em nova perspectiva.

9. Contraluz

Esse efeito acontece quando o elemento principal é colocado entre a câmera e a fonte de luz, para que a iluminação esteja totalmente atrás da cena, favorecendo as silhuetas em um fundo mais claro.

Isso acontece porque há um contraste entre a parte clara e a escura da fotografia, não balanceada pela lente, que, se for da preferência do fotógrafo, pode ocorrer parcialmente por meio de uma angulação indireta, que suaviza o brilho e, consequentemente, o resultado do contraste.

10. Longa exposição

Essa é uma das técnicas fotográficas mais difíceis, pois exige um equilíbrio na cena — muitas vezes conseguida apenas com a ajuda de um tripé. É utilizada para retratar o céu e imagens noturnas.

Para obter um efeito interessante, é preciso manter o obturador da câmera aberto por muito tempo, a fim de que a luz penetre em abundância, formando lightpaintings. Ajuste manualmente o diafragma e a exposição para que o resultado não saia tremido.

Utilizar técnicas fotográficas nas suas imagens é essencial para conquistar uma qualidade única, sendo o diferencial que falta nesse mercado. Algumas empresas de banco de imagens, como a Stock Drone, fornecem treinamentos gratuitos para que essas técnicas sejam aperfeiçoadas.

E então, gostou do artigo? Aproveite para nos seguir no Facebook, LinkedIn e Twitter e fique por dentro de mais conteúdo como este!

Quais outras técnicas você gostaria de ver em nosso blog? Deixe aqui nos comentários!

O que você acha disso? Deixe aqui a sua opinião!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters