fbpx

Saiba qual a importância do mapeamento aéreo na construção civil

O mapeamento aéreo com drones é uma das atividades mais promissoras nesse novo contexto profissional, no qual a aliança entre tecnologia e conhecimento possibilitam ganhos de eficiência e redução de custos.

Até pouco tempo atrás, o processo de planejamento de obras e monitoramento não utilizava recursos tecnológicos e as imagens aéreas eram obtidas por meio de helicópteros ou aviões  fato que muitas vezes inviabilizava esse diferencial pelo alto valor e pelas restrições de uso do espaço aéreo.

O advento de drones com funcionalidades cada vez mais específicas e a legalização da atividade pelo governo  conforme o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil RBAC-E 94, homologado em maio de 2017  propiciou o crescimento do setor e o aumento da segurança nas aplicações em construção civil.

Neste post nós apresentaremos alguns benefícios no uso de drones para o mapeamento aéreo na construção civil. Confira!

Aumenta a eficiência e a produtividade

O uso de drones viabiliza o monitoramento de obras e outras atividades que não seriam possíveis com outro tipo de aeronave, como helicópteros. Entre os diferenciais do drone, podemos destacar:

  • aumenta a qualidade dos resultados;
  • permite avaliar a viabilidade do projeto com uma visão mais abrangente do espaço a ser construído;
  • possibilita incrementos aos requisitos já avaliados;
  • acompanha a evolução da construção por meio de uma documentação fotográfica de todas as fases do projeto;
  • inspeciona estruturas mais altas, que seriam perigosas ou inviáveis para o acesso de pessoas em outras condições;
  • identifica pontos de excesso de calor por meio de inspeções termográficas, quando equipado com um sensor termal, para avaliar defeitos na estrutura que requerem uma ação corretiva;
  • captura imagem mais nítidas, impossíveis com outro tipo de equipamento, pois sobrevoa abaixo das nuvens.

Reduz os custos do projeto

O custo do projeto pode ser reduzido em três vertentes com o uso de drones. Primeiramente, a economia se deve à aceleração dos processos.

O levantamento topográfico de uma área de 100 hectares levaria dias de trabalho e demandaria despesas com aluguel de equipamentos e contratação de profissionais. Com o drone, por outro lado, esse trabalho poderia ser finalizado em cerca de meia hora.

O equipamento também propicia a redução de custos ao exigir uma menor quantidade de profissionais necessários para realizar o serviço e por diminuir despesas com combustível, operadores de tráfego, piloto, copiloto e outros custos associados à locação de uma aeronave tradicional.

Aumenta a segurança dos profissionais

A segurança de todos os profissionais e das pessoas no entorno das obras é um ponto-chave para o sucesso do empreendimento: o mapeamento aéreo com drones e o monitoramento da rotina de trabalho impedem o acesso aos locais perigosos e de maior probabilidade de acidentes.

O uso desse equipamento também reduz a necessidade de outras ferramentas que podem provocar acidentes  como cordas para rapel, escadas e andaimes montados de forma perigosa.

Diminui o valor do seguro

Com os custos da obra mais baixos e maior segurança para os operários e demais profissionais envolvidos no projeto, o preço do seguro  utilizado para resguardar as empresas contra acidentes de trabalho e outras ocorrências, como falhas entre o que foi documentado e o que foi construído  também é reduzido.

Afinal, com o monitoramento por drones é possível verificar se os operários utilizam corretamente os equipamentos de segurança disponibilizados pela empresa, reconhecer falhas na estrutura e avaliar o uso indevido de materiais.

Potencializa as vendas de imóveis

As imagens feitas por drones permitem que as construtoras melhorem a experiência do cliente e dos futuros compradores dos imóveis. Por meio de softwares de realidade aumentada (AR), as empresas podem utilizar imagens reais para criar um cenário fictício de como o projeto ficaria ao ser finalizado.

Além disso, com filmagens de drone é possível simular com realidade virtual (VR), por exemplo, a altura de um apartamento em relação às construções que já se encontram na vizinhança e outros elementos que compõem a paisagem.

Permite o acompanhamento do progresso da obra

Para otimizar a experiência de futuros compradores, as imagens e filmagens com drones permitem acompanhar, em tempo real ou com uma frequência maior do que a usual, o andamento do projeto e todas as mudanças ocorridas na obra. Assim, eles podem sugerir mudanças ou controlar a expectativa em relação à aquisição.

Essa possibilidade é uma vantagem principalmente para compradores de imóveis na planta, que ficam ávidos por informações e até pagam mais caro para obter acesso aos diferentes ângulos do imóvel e aos relatórios que contêm imagens do andamento da obra.

Possibilita o monitoramento do desempenho dos operários

Quem já construiu sabe o quanto é importante monitorar continuamente o desempenho dos operários para garantir que nenhum deles esteja ocioso, o que aumenta bastante o custo da obra. Essa facilidade de monitoramento ainda reduz custos com a contratação de supervisores e fiscais de obras, profissionais cujo valor de mão de obra é elevado.

Além disso, com um drone é possível acompanhar o desempenho em locais que não poderiam ser acessados pelos profissionais e substituir a necessidade de locação de veículos  como motocicletas e automóveis adequados.

Auxilia na elaboração de vídeos institucionais

Vídeos institucionais são imprescindíveis para o sucesso do lançamento de empreendimentos comerciais ou residenciais. O custo deles seria alto com a contratação de profissionais especializados e as imagens seriam menos privilegiadas devido à distância de segurança exigida pela legislação, caso sejam usados helicópteros.

Essa visão ampla de toda a área do projeto, das redondezas e a possibilidade de identificação de pontos comerciais, pontos turísticos e recursos naturais mais próximos fazem com que as vendas sejam concretizadas mais facilmente.

A importância do mapeamento aéreo na construção civil é evidente e tem um grande potencial de crescimento no mercado do país. Embora ainda não seja possível precisar quantos drones operam nessa atividade no Brasil, muitas empresas têm adquirido drones para esse fim.

O uso de drones é uma tendência e requer profissionais capacitados para operá-los adequadamente  além de pessoas que consigam realizar manutenções corretivas do equipamento e saibam utilizar acessórios complementares, como os sensores termais e as câmeras fotográficas.

Não há dúvidas de que essa tecnologia será a mais empregada no mapeamento aereo de obras na engenharia. Quer se tornar um especialista no assunto e entrar nesse mercado profissional agora mesmo? Entre em contato com a Multidrones!

O que você acha disso? Deixe aqui a sua opinião!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters