fbpx

Qual o ROI dos drones comerciais?

Entender quais são as estratégias que dão bons resultados e aproximam o negócio dos seus objetivos é fundamental para escolher corretamente os investimentos que a empresa deve fazer. Com as companhias de drones comerciais não poderia ser diferente.

As técnicas para atrair mais clientes e fidelizá-los são inúmeras e saber qual delas é a mais rentável para um empreendimento que tem os VANTs como principal produto nem sempre é fácil. É por essa razão que se deve calcular o ROI com precisão e agir a partir dele.

Explicando de forma geral, a sigla ROI vem de um termo em inglês “Return over Investment”, que significa “Retorno sobre Investimento”. É com esse indicador que a empresa consegue saber se o investimento escolhido está rendendo lucros, perdendo dinheiro ou se precisa apenas melhorar as táticas aplicadas.

Esse cálculo consiste na subtração do custo do investimento da receita gerada, dividido novamente pelo custo do investimento e multiplicado por 100. O resultado dessa equação representa a porcentagem dos retornos.

Assim, fica mais fácil entender no que vale a pena investir e quais áreas são mais rentáveis. E no conteúdo de hoje você verá exatamente isso: setores do mercado que geram os maiores ROI para os drones. Continue acompanhando e saiba quais são eles!

Segurança e proteção

Munidos com câmeras de alta qualidade, os drones são capazes de monitorar áreas extensas e de captar imagens bem definidas. Isso permite uma maior acessibilidade e clareza na hora de conter danos e identificar erros.

Dessa maneira, a usabilidade desses equipamentos para proteger vidas e garantir a segurança das pessoas começou a ter muita aderência em diversos segmentos comerciais. Hoje, já são considerados aliados indispensáveis para a vigilância de diversas atividades cotidianas, tanto comerciais quanto pessoais.

Independentemente da forma como é utilizado, seja em situações pontuais, seja como uma solução definitiva de segurança integrada, o fato é que os drones têm gerado altos lucros nesse segmento.

Vistoria de edifícios e telhados

Usar os drones como equipamento de vistoria de prédios, fachadas e telhados tem o objetivo de detectar falhas e corrigir problemas. Essa é uma função bastante aproveitada pelo setor da engenharia civil, por exemplo, para monitorar um canteiro de obras.

Essa é uma forma de evitar que os trabalhadores sejam expostos a riscos desnecessários, como o acesso ao topo de construções em andamento. Os VANTs são totalmente capazes de executar essa mesma tarefa de maneira mais rápida e eficaz.

Além disso, o custo para uma empreitada é muito menor quando esses equipamentos são utilizados, o tempo é otimizado e os prazos são cumpridos mais facilmente. As imagens registradas desses locais podem ser consultadas posteriormente, eliminando a necessidade de retrabalhos.

Pesquisa de terrenos

Outro segmento que tira bastante proveito dos drones comerciais é o setor agrícola, sobretudo para realizar a topografia de terrenos. Isso porque o tempo que um drone leva para executar essa atividade em relação a qualquer outra máquina, ou profissional, é exponencialmente menor.

Além de sua agilidade, devido ao tamanho compacto e prático, o equipamento também fornece imagens detalhadas de qualquer área registrada. A partir dessas informações, os gestores conseguem avaliar a situação de todo o terreno, identificando a compatibilidade com tarefas como plantio ou construções.

Plantio e reflorestamento

Os projetos ambientais também já conhecem a excelente utilidade dos drones. Suas câmeras de alta definição auxiliam na análise de áreas suscetíveis ao reflorestamento e ao plantio.

Os VANTs mapeiam e fazem um reconhecimento do local. Depois disso, o equipamento é preparado para distribuir sementes no solo; ele é carregado com hidrogel nutritivo — agente que cria as condições ideais para o desenvolvimento das sementes — e sementes pré-germinadas.

Assim, os drones descarregam esse material em todo o terreno planejado, agilizando o complexo trabalho de reflorestamento.

Auxílio e resgate de pessoas

Como dissemos mais acima, os drones tem um tamanho reduzido e mais prático, o que os tornam muito mais ágeis do que qualquer outro veículo voador. E em comparação aos helicópteros, então, essa diferença é exorbitante.

É por essa razão que os VANTs estão sendo os principais agentes auxiliadores no resgate de pessoas. Os drones conseguem sobrevoar toda a área de risco e enviar a localização das vítimas para a equipe de resgate em tempo hábil.

Esses equipamentos podem, ainda, enviar kits de primeiros socorros, suprimentos, boias salva-vidas — em caso de um acidente marítimo — e realizar muitas outras tarefas para acelerar o processo de resgate.

Entrega de mercadorias

Apesar de essa função ainda não ser muito conhecida aqui no Brasil, no exterior, os drones estão sendo frequentemente utilizados para entregar mercadoria em tempo recorde. Driblando o trânsito da cidade grande, os VANTs fazem o transporte de mercadorias muito mais rápido do que as transportadoras comuns.

As câmeras instaladas nos drones rastreiam todo o trajeto até o destinatário, identificando obstáculos e possíveis empecilhos antecipadamente. A partir daí, a central refaz o caminho e envia para o equipamento o novo itinerário. Tudo para garantir a integridade da mercadoria e para que ela seja entregue rapidamente.

Filmagens aéreas

Essa é a função mais simples de todas as citadas aqui, mas igualmente rentável e bastante procurada por inúmeros setores do mercado.

As filmagens e fotografias aéreas são utilizadas por praticamente todos os segmentos comerciais que precisam fazer a monitoração de um local extenso. Com os drones é possível realizar rondas periódicas no perímetro desejado e monitorar áreas com pouco movimento ou mais afastadas, por exemplo, para alertar sobre possíveis perigos.

Além disso, também são muito utilizados para fins cinematográficos, realizando filmagens e fazendo fotografias artísticas, o que gera uma rentabilidade incrível para o comércio de drones.

Essas são apenas algumas das áreas que têm maior ROI para os drones comerciais. Se você pesquisar um pouquinho mais, com certeza, encontrará várias outras. Mas com o nosso texto, você entendeu a importância de saber como o retorno sobre investimentos funciona?

A saúde da sua empresa depende desse conhecimento para que os resultados positivos sejam duradouros e deixem a sua marca consolidada no mercado. Portanto, use e abuse dessas informações para tomar decisões inteligentes e impulsionar o seu negócio com drones!

E então, gostou deste artigo? Caso deseje continuar recebendo mais conteúdos incríveis como este e saber de mais notícias sobre o assunto, não deixe de nos seguir em nosso Facebook e no nosso Instagram!

 

O que você acha disso? Deixe aqui a sua opinião!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters