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Faça imagens das obras por meio de drones e otimize seu negócio

Os drones estão sendo cada vez mais utilizados em diversas indústrias. Um dos setores que mais tem se beneficiado da tecnologia é a construção civil, que utiliza a tecnologia para produzir imagens das obras.

A indústria da construção utiliza drones em diversas aplicações, como em:

  • levantamento de áreas: os estudos prévios do terreno, necessários para determinar muitas variáveis que influenciam na construção, se tornam mais efetivos com o uso das imagens aéreas produzidas pelos drones;
  • fiscalização: os drones permitem que as obras sejam fiscalizadas com mais velocidade e em pontos que antes não eram acessíveis aos trabalhadores responsáveis;
  • segurança: alguns dos riscos envolvidos pelo trabalho em altura podem ser eliminados com a utilização de drones nos canteiros de obras.

Os drones se tornaram uma ferramenta poderosa no marketing de várias indústrias devido à redução de custos em comparação aos serviços de imagens aéreas feitas por helicópteros, aviões e satélites. O vídeo é uma ferramenta poderosíssima para as vendas de qualquer produto e, segundo a agência americana de marketing Insivia, eles aumentam a conversão de uma página de compras em 80%.

A Insivia também mostrou, no mesmo estudo, que a maioria dos profissionais de marketing veem o vídeo como a forma de propaganda com maior retorno de investimento (ROI) para seus clientes.

Por esses motivos, os drones devem ser utilizados pelas construtoras além do trabalho no canteiro de obras em si, avançando para suas estratégias de marketing. Portanto, veja a seguir 6 motivos para utilizá-los na divulgação de sua construtora.

Aumente suas vendas

Nos EUA, o mercado imobiliário já é o que mais utiliza drones em suas estratégias de marketing. Segundo a NAR (Associação Nacional de Corretores) dos Estados Unidos, 44% de seus filiados usam ou planejam usar o equipamento para o marketing de seus produtos.

Esse número se deve ao fato de que as imagens obtidas por drones facilitam a venda de imóveis. O portal RISMedia, especializado no mercado imobiliário, mostra que construções que exibiam imagens aéreas venderam 68% mais rápido que imóveis apresentados com fotos convencionais.

A mesma matéria mostra que 73% dos compradores ficam mais dispostos a considerar a aquisição de um imóvel quando sua propaganda inclui um vídeo do local.

Esse aumento na disposição dos clientes em comprar se dá por causa do impacto causado pelas imagens aéreas. Em algum momento estas imagens se tornarão padrão na divulgação de construções à venda, mas hoje elas ainda são sinônimo de inovação e capricho por parte da construtora.

Reduza seus custos com imagens aéreas

Os ganhos obtidos com uma mudança na estratégia de marketing só são compensados se os novos gastos com publicidade não forem altos. E as imagens aéreas eram, até poucos anos atrás, itens de luxo em peças publicitárias.

O custo do aluguel de um helicóptero por hora é dezenas de vezes maior que o de um drone. Além disso, o tempo gasto pela aeronave para realizar o serviço é maior, já que sua decolagem e pouso não são feitos no próprio local das filmagens, ao contrário do veículo aéreo não tripulado.

O custo das equipes de filmagem também difere bastante, sendo bem mais barato contratar um time de profissionais que operem com drones. Ainda assim, será que vale a pena investir nesses equipamentos? A resposta é sim, pois o aumento das vendas compensa (e muito!) o investimento neste tipo de marketing. A matéria do RISMedia estima que o ROI do marketing com essa ferramenta fica em torno de 270% no setor imobiliário.

Envolva seu público com tomadas aéreas

Antigamente, as únicas imagens disponíveis para se mostrar uma construção eram fotos tiradas do solo. Uma construtora dificilmente aumentaria seus gastos de publicidade realizando fotografias ou filmagens aéreas.

Posteriormente, os modelos 3D se tornaram uma boa ferramenta para a apresentação de projetos, já que era possível fazer um passeio pelas construções. O problema é que, por melhor que seja o modelo, ele não alcança o nível de realismo das imagens em alta definição do local.

Assim, as tomadas aéreas se tornaram a última e mais poderosa forma de apresentação para as indústrias da construção e imobiliária. As filmagens realizadas em 4K são de tirar o fôlego, e ajudam a criar grandes expectativas nos compradores.

Além de tomadas aéreas externas, o drone pode ser usado para mostrar a vista de andares altos com segurança e em tours internos. Esses passeios virtuais são ótimos para simular aos compradores como eles se sentiriam no dia-a-dia dentro do seu novo ambiente de moradia ou trabalho.

Transmita as imagens das obras ao vivo

Imagine como seus clientes ficariam seguros de sua compra se pudessem ver o andamento das obras ao vivo. Existem empresas que fazem isso, transmitindo seus canteiros de obra em tempo real. As imagens desse tipo de streaming são feitas por meio de câmeras estáticas, mas os drones também podem ser usados para dar uma perspectiva a mais, mostrando ângulos que normalmente não são captados.

Além das transmissões ao vivo, algumas construtoras também utilizam vídeo em time lapse para mostrar a evolução das obras do começo ao fim. Centenas de horas de filmagens são condensados em um vídeo de poucos minutos que dá a sensação de velocidade na execução dos empreendimentos da construtora.

Faça seu cliente sobrevoar a vizinhança

As imagens das obras são importantes, mas as dos arredores também adicionam muito valor ao marketing de seu produto. As tomadas da vizinhança são especialmente úteis para apresentar uma construção a pessoas que ainda não conhecem ou que não estão muito familiarizadas com o local do imóvel. Assim, você pode apresentar as vias de acesso, escolas, hospitais, shoppings ou o que mais for relevante para o seu cliente.

Algumas empresas de construção utilizam imagens de satélites disponíveis no Google Maps para indicar estes pontos, mas o impacto visual está longe daquele atingido pelos drones, tanto em vídeos quanto em fotos.

Outra forma de atrair seu futuro comprador com as imagens aéreas é sobrevoar as vias de acesso como se o drone estivesse chegando no empreendimento. Isso mostra ao comprador o caminho que ele deverá percorrer todos os dias de uma perspectiva empolgante.

Encaixe todos os elementos da obra na mesma imagem

Algumas construções são grandes demais para que todos os seus detalhes sejam encaixados em uma foto. Dessa forma, as fotos convencionais acabam perdendo muitos detalhes que ajudariam na venda de empreendimentos.

Os drones podem ser usados para registrar muito mais elementos de uma construção em uma mesma imagem por meio de fotografias aéreas. Já as filmagens podem colocar todos esses elementos em um mesmo vídeo, dando fluidez à exibição de todos os detalhes.

Você viu neste artigo como os drones podem ser usados para fazer imagens das obras e auxiliar no marketing de sua empresa, tornando seu negócio ainda mais lucrativo. Se você precisa de uma equipe de filmagens com esse equipamento para sua construtora, entre em contato conosco.

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