fbpx

Entenda como os drones estão ajudando na inspeção de obras!

 

O serviço de inspeção de obras é complexo e demanda uma equipe especialmente treinada para essa tarefa, a qual pode ser arriscada.

Os drones vieram para revolucionar esse serviço, pois permitem que os inspetores trabalhem remotamente, fora de locais de risco, e ainda aumentam a possibilidades de imagens e modelos que podem ser obtidos por suas câmeras e sensores.

A gestão de obras se torna mais eficiente, segura e barata quando os drones são utilizados.

Quer conhecer as seis maiores vantagens do uso desses equipamentos para a inspeção de obras de engenharia? Então continue conosco!

Aumento da segurança durante a inspeção de obras

A forma tradicional de inspeção de obras exige a presença dos operários nos locais analisados.

Esse método ainda é o preferencial em algumas circunstâncias, mas deve ser evitado em diversos casos por motivos de segurança.

Os locais altos estão entre os mais arriscados para a realização de inspeções, tanto que há uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho (MTE), a NR-35, que é voltada para este tipo de tarefa.

Ela determina a responsabilidade de empresas sobre treinamentos e sistemas de proteção que devem ser providos aos trabalhadores responsáveis por executar a inspeção em locais altos.

Veja como os drones removem os riscos envolvidos no trabalho em altura:

  • por meio do equipamento e de uma câmera fotográfica ou de sensores, pode-se chegar a locais de risco utilizando inspetores no solo;
  • os drones permitem o acesso a locais onde a instalação dos equipamentos de proteção seria dificultada ou impossibilitada;
  • a inspeção remota é fundamental quando as mudanças climáticas põem a segurança dos trabalhadores em risco.

O uso de drones permite que o número de trabalhadores e o tempo envolvido no trabalho em altura sejam reduzidos.

Essa é uma das principais estratégias que podem ser usadas a fim de reduzir significativamente o número de acidentes graves e fatais na construção civil.

Em 2016, 40% dos acidentes registrados pelo MTE foram decorrentes de quedas.

Mais rapidez na inspeção de obras

Imagine que sua empresa precise fazer uma inspeção no último andar de um prédio.

Ela segue a legislação com rigor e seus funcionários usarão todos os EPIs e instalarão os equipamentos de proteção coletiva cuidadosamente.

Toda essa preparação, que é extremamente necessária e não pode ser negligenciada, no entanto, demanda tempo.

A boa notícia é que sua empresa pode reduzir esse tempo de forma responsável mudar o tipo de tecnologia, usando os drones para realizar a inspeção!

Além de permitir que os inspetores fiquem num lugar seguro, os drones são muito mais rápidos no deslocamento até a área a ser inspecionada.

Além do mais, todo deslocamento de trabalhadores em área de risco envolve a mudança de posição e reinstalação de equipamentos de segurança, o que pode levar horas.

Os drones podem simplesmente sobrevoar uma área e fazer a inspecioná-la em questão de minutos.

Maior claridade e precisão de dados

Vários equipamentos de alta tecnologia podem ser usados pelos drones para a captação de imagens.

Eles ajudam os inspetores a enxergarem detalhes que dificilmente seriam percebidos a olho nu.

As câmeras UDH (Ultra High Definition) captam detalhes com grande precisão, mesmo a metros de distância do seu alvo.

Elas podem captar centenas de imagens de altíssima resolução em questão de minutos, tornando possível o mapeamento de grandes áreas com riqueza de detalhes mesmo que o tempo de voo do drone seja curto.

Além de fotografias e vídeos, os drones podem ser usados para ler superfícies com o uso de sensores e, assim, criar mapas e superfícies em 3D.

Esse recurso de tomada de informações é ainda mais preciso que as imagens captadas pelas câmeras, pois ele carrega consigo um conjunto de coordenadas de pontos que mostram, com a precisão de um sensor, a altura de um desnível ou o tamanho de uma descontinuidade numa superfície, por exemplo.

Dois tipos de modelos são importantes para os serviços abordados acima:

  • DSM (Digital Surface Models): são modelos construídos por meio de pontos escaneados na superfície de um terreno, incluindo árvores, arbustos, residências, torres e linhas de transmissão;
  • DEM (Digital Elevation Models): seu princípio de leitura dos pontos é similar ao dos modelos DSM, mas as interferências naturais e as construídas pelo homem são desprezadas pelo programa, criando uma superfície “nua” do terreno.

Os scanners utilizados pelos drones também podem ser usados para criar modelos em 3D por meio de nuvens de pontos captados nas superfícies de construções.

Além desses modelos, os drones podem carregar câmeras termográficas que facilmente indicam falhas internas, como vazamentos, que nunca seriam detectadas por câmeras comuns.

Melhoria no gerenciamento de informações

A digitalização de imagens e modelos obtidos pelos drones facilita muito o armazenamento e o compartilhamento das informações.

Os colaboradores envolvidos com a inspeção podem estar em pontos diferentes do canteiro, ou até mesmo dentro de um escritório, e acessar os mesmos arquivos.

O volume de dados obtidos por drones é muito grande e a melhor forma de armazená-los é em sistemas de computação em nuvem.

Esses sistemas são gerenciados por empresas especializadas que garantem a segurança de suas informações. Eles também permitem o acesso de vários funcionários aos mesmos arquivos simultaneamente, seja para visualizá-los, seja para editá-los.

A agilidade e a precisão dos drones na criação de modelos virtuais, aliadas à velocidade da internet e à flexibilidade da computação em nuvens permitirá à sua empresa lidar com uma quantidade volumosa de dados de qualidade de forma rápida e segura.

Monitoramento contínuo das obras

O uso de drones pode mudar radicalmente seu planejamento de inspeção de obras.

Tradicionalmente, o serviço de inspeção demanda muito tempo para a mobilização das equipes de trabalho e a aquisição de boas imagens é dificultada pelos obstáculos que existem entre inspetores e as áreas a serem analisadas.

Agora, com o uso de drones, as equipes de inspeção podem obter imagens que eram inimagináveis há até pouco tempo atrás.

Elas também podem inspecionar áreas muito maiores dentro de um tempo mais curto e as informações capturadas pelo equipamento podem ser compartilhadas em tempo real com as equipes.

Essas características da inspeção com drones permitem o monitoramento continuo da obra, algo precioso para empresas que prezam por serviços de excelência e qualidade.

O monitoramento e a melhoria contínuos são parte do ciclo PDCA (sigla em inglês para planejamento, execução, verificação, ação), ferramenta de gestão da qualidade que deve ser utilizada para a obtenção da certificação ISO 9001, um documento de reconhecimento global que atesta o alto nível do sistema de gestão da qualidade de uma empresa.

Maior controle de custos da obra

Você viu em tópicos anteriores como os drones são ágeis e seguros para a realização de inspeções. A economia de tempo de trabalho reflete na redução de custos de inspeção da obra.

Os drones também são muito mais baratos que o aluguel de helicópteros ou de aviões, que são os meios utilizados tradicionalmente para a obtenção de imagens aéreas.

Essa redução de custos permite que pequenas construtoras façam trabalhos que antes só poderiam ser feitos com a estrutura das grandes empreiteiras.

Dessa forma, sua empresa de engenharia pode se consolidar no mercado e crescer conquistando grandes clientes.

Você viu neste artigo como os drones podem revolucionar os serviços de inspeção de obras realizados por sua empresa! Adquira esse equipamento e realize sua manutenção com frequência para manter a qualidade de seus serviços.

E então, curtiu essa grande inovação que está chegando para ficar? Entenda um pouco mais sobre o tema com o nosso artigo sobre como escolher a melhor empresa de manutenção de drones!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters
%d blogueiros gostam disto: