fbpx

Entenda a influência dos drones sobre o mercado de trabalho

No mercado de trabalho, diversas empresas já estão colhendo os benefícios da expansão do setor de drones. Isso porque as vantagens que os VANTs oferecem para os diferentes segmentos da indústria não são mais tão desconhecidas.

Muitas organizações perceberam o quão eficiente é utilizar esses aparelhos para registrar dados de maneira rápida e segura, o que lhes ajuda nas tomadas de decisões e na elaboração de suas estratégias comerciais.

E elas entenderam que é imprescindível acompanhar as inovações e tendências tecnológicas do setor para manter-se à frente dos concorrentes. Como consequência, essas empresas têm desenvolvido seus projetos tendo os drones como elemento fundamental para o sucesso.

No conteúdo de hoje, você verá um pouco mais sobre como esses aparelhos voadores, não tripulados, têm influenciado o mercado e a forma como cada segmento tem trabalhado a partir dessa nova realidade. Confira!

O surgimento de novas vagas

É verdade que o mercado de drones ainda está em crescimento no país e ainda tem muito que melhorar. Mas isso não significa que não houve mudanças significativas no setor trabalhista. Muito pelo contrário: mesmo com pouco tempo de presença no mercado, os drones já influenciam a maneira como inúmeras áreas desenvolvem.

Um dos setores que mais tem se beneficiado dessa mais nova tendência comercial foi o agrícola. Devido à isso, a agricultura tem se expandido em conjunto com os aparelhos, transformando os antigos processos em novas possibilidades.

Hoje, boa parte da agricultura de precisão é executada por drones. Com esses equipamentos, é possível mapear propriedades, acompanhar o desenvolvimento do plantio, descobrir pragas e pulverizar regiões infestadas com ervas daninhas.

Todas essas atividades, que antes eram feitas manualmente, agora estão automatizadas e são finalizadas com mais assertividade e em tempo hábil.

Além disso, a usabilidade desses aparelhos abre portas para novos profissionais. Engenheiros, analistas, cartógrafos, agrônomos e outros profissionais têm sido contratados para avaliar os dados registrados pelos drones. Isso, claro, considerando os pilotos, responsáveis por operar os aparelhos.

Entretanto o segmento do agronegócio não é o único que colhe os benefícios de otimizar seus processos com os VANTs. Outros setores e atividades, como a construção civil, o monitoramento de terrenos, o entretenimento e a fotografia, têm percebido as grandes vantagens de utilizar os drones em seus procedimentos comerciais.

O investimento em tecnologia

Outra grande mudança que os drones trouxeram para o mercado de trabalho foi o maior investimento em novas tecnologias.

Para incentivar o desenvolvimento desses equipamentos e o seu uso nas diversas áreas industriais, apostam-se mais na formação de novos profissionais e setores, como desenvolvedores de software, fabricantes de hardwares, fornecedores de peças etc.

E a crescente demanda de setores do tipo impacta positivamente na economia do país. As organizações que já estão consolidadas e, por vezes, acomodadas em suas formas de atuação no mercado, têm buscado se aperfeiçoar e se reinventar, gerando novos negócios e criando mais oportunidades de trabalho.

Como citamos acima, um ótimo exemplo das consequências desse novo incentivo à tecnologia são as empresas especializadas em inspeções industriais, que estão modificando seus trabalhos tradicionais, utilizando os drones em suas operações.

A partir disso, o mercado ganha acesso a equipamentos de ponta, permitindo que as organizações melhorem sua eficiência produtiva.

Segundo dados, a área de mapeamento obteve um crescimento muito maior em relação aos outros setores. Os ganhos foram consideravelmente maiores, o que gera altas expectativas para o segmento a partir de 2018, quando é esperado um investimento ainda maior em novas tecnologias, para colher os benefícios de seus recursos.

A otimização de setores do mercado por meio de drones

Depois que os drones conseguiram mais popularização, muitos setores diferentes começaram a investir nesses equipamentos para poder usufruir das vantagens de utilizá-los em seus processos. O primeiro e maior exemplo disso foi o setor agrícola, que já abordamos.

A partir do visível sucesso que os VANTs trouxeram para o agronegócio, o seu desenvolvimento começou a direcionar, também, para a aplicação em outras áreas, como a elétrica, ambiental, segurança pública, engenharia civil, entre outras.

Além disso, como esses aparelhos são fáceis de manipular, são compactos e altamente versáteis, não demorou muito para que ele também ganhasse notoriedade nesses segmentos. Muitos processos, antes executados manualmente e que levavam muito tempo para serem finalizados, foram otimizados.

Com os drones, mapear áreas atingidas por desastres naturais ficou mais fácil e rápido, além de não colocar em risco os profissionais humanos. O monitoramento de áreas de difícil acesso também foi simplificado, facilitando os processos de procura e resgate.

Ainda, os aparelhos representam uma economia de custos de produção, já que sozinhos conseguem executar tarefas que, normalmente, dependeriam de uma grande equipe e inúmeros materiais, como o monitoramento de propriedades rurais e de canteiros de obras, além da inspeção de grandes estruturas etc.

A necessidade de capacitação técnica para o mercado de trabalho

Já dissemos aqui o quão benéfico os drones têm sido para o mercado, criando novos negócios, profissões e oportunidades de trabalho. E o principal deles são os profissionais capazes de pilotá-los, afinal, esses equipamentos não funcionam de forma independente, e precisam ser controlados de forma remota por alguém capacitado.

Falando em capacitação, não é qualquer pessoa que pode pilotar um drone. As profissões exigidas para executar os diversos serviços com os aparelhos são: pilotagem, projeto e desenvolvimento de drones, manutenção, filmagens aéreas e programadores de rota e mapeamento. E todos eles devem possuir uma certificação, é claro.

De acordo com a ANAC — Agência Nacional de Aviação Civil —, é indispensável que todos os pilotos tenham treinamento para manusear os aparelhos e estejam regulamentados. A partir dessa norma, surgiram muitos cursos de capacitação, que ensinam as regras de manuseio, os cuidados com o equipamento e as medidas de segurança.

Tudo isso garante que o indivíduo tenha total habilidade com o drone e consiga utilizá-lo adequadamente, sem colocar em risco a sua integridade.

Esses são os maiores impactos causados pelos drones no mercado de trabalho. E, com a crescente adoção desses equipamentos em diversas estratégias comerciais e industriais, as mudanças só tendem a aumentar. A expectativa é que todas as modificações aconteçam em benefício do mercado, dos trabalhadores e, sobretudo, da economia do país.

Agora que você já entendeu como os drones têm influenciado o mercado, aproveite a oportunidade para continuar expandindo seus conhecimentos sobre o assunto: assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este.

O que você acha disso? Deixe aqui a sua opinião!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters