fbpx

É inevitável: os drones vão mudar a sociedade!

A tecnologia vai mudar a sociedade e como nos interagimos. Há algum tempo, essa frase seria uma premissa de catástrofe, trabalhadores sendo substituídos por robôs e outras suposições que deixariam qualquer um sem dormir.

Por outro lado, o que observamos é que a tecnologia propiciou novas possibilidades, criou postos de trabalho, facilitou a vida das pessoas, aumentou a produtividade e ainda está em expansão.

Os drones são bons exemplos dessa inovação. Eles realmente vão mudar a sociedade, uma vez que serão usados para entregas de produtos, rastreamento de sobreviventes de catástrofes e acidentes aéreos, monitoramento de segurança, entre muitas outras aplicações que destacamos a seguir. Confira!

Serão itens pessoais

Assim como celulares e smartphones, os drones serão objetos de desejo das pessoas, para fazer atividades rotineiras ou até mesmo funções mais difíceis, como acompanhar a ida de um filho para a escola.

Essa utilidade foi dada pelo editor do site IEEE Spectrum, Paul Wallich, que montou um drone para acompanhar seu filho até a escola. Acoplado a um smartphone e conectado ao seu próprio aparelho, ele transmite imagens em tempo real da caminhada feita pelo menino e retorna com a sua chegada ao destino.

Com tantas possibilidades em torno desse equipamento, aproximar a tecnologia das pessoas é muito importante. Por isso, já existem cursos de piloto de drone, montagem e manutenção das aeronaves, que muito em breve poderão ter partes e peças produzidas por impressoras 3D.

Farão entregas

Apesar desse tipo de atividade ainda não ser regulamentada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), espera-se uma autorização em breve para viabilizar as entregas em centros urbanos.

Alguns aspectos ainda precisam ser estudados, como a privacidade do destinatário, em receber a encomenda em sua residência e a capacidade de carga dos drones. Mas é apenas uma questão de tempo até que tudo isso seja resolvido.

Os testes já foram feitos, muitas empresas estudam essa viabilidade, como a rede paulista Pão to Go, para a entrega de pães, a Amazon, no projeto Prime Air, que promete entregar em até 30 minutos encomendas adquiridas pelo site da empresa e a livraria virtual Zookal, que entrega livros em até 3 minutos na Austrália.

Na África do Sul, a entrega com drones foi efetivada com a distribuição de cerveja (latinhas com paraquedas) ao público no festival OppiKoppi; na Inglaterra, uma filial da rede de restaurante Domino’s entregou uma pizza; nos Estados Unidos, a empresa Darwin Aerospace usou a aeronave para entregar burritos.

São úteis na indústria aeroespacial

A EasyJet é uma empresa aérea do Reino Unido que estuda a aplicação de drones na revisão e checagem da sua frota de aviões. Com essas funcionalidades introduzidas no dia a dia da empresa, espera-se reduzir o tempo e dinheiro gasto com procedimentos de manutenção.

Salvam vidas

O StratoBus é uma espécie de drone com satélite, projeto da empresa Thales Alenia Space, e é capaz de captar imagens em voos de 20 km de altura para localizar aviões e pessoas desaparecidos. O Boeing 777 da Malaysia Airlines, por exemplo, foi encontrado dessa maneira.

O governo americano também afirma ser capaz de usar drones nas buscas de prisioneiros mantidos em cativeiros por grupos terroristas. Outro bom indicador de uso dos drones aconteceu na Austrália: uma equipe de estudiosos usou dados de condições atmosféricas para evitar incêndios. Drones também poderão ser usados para atacar focos de fogo em florestas.

A organização Definetz da Alemanha equipou drones com desfibriladores e dispositivos móveis para atender emergências de infarte. Pessoas nos arredores da vítima teriam acesso a um contato em tempo real com a equipe médica para realizar o primeiro atendimento até a chegada da ambulância.

Viabilizam acesso à Internet

Recentemente, a empresa Google anunciou a compra da Titan Aerospace, empresa que desenvolve drones para o projeto Google no Loon. As aeronaves serão usadas para expandir o acesso à internet nos pontos mais rurais e remotos do planeta.

A área de cobertura de rede está cada vez maior com os desenvolvimentos das pesquisas e espera-se atingir milhares de populações com o acesso à internet.

São usados para o crime e no seu combate

Traficantes já utilizam esses equipamentos para lançar dentro dos presídios drogas e aparelhos de telefonia móvel para os detentos da rede penitenciária. Isso foi constatado em uma revista periódica, realizada no Centro de Detenção Penitenciária (CDP) de São José dos Campos (SP).

Os drones também podem mudar a sociedade no combate ao crime, como aconteceu quando a polícia federal, com a ajuda de um drone, que conseguiu identificar e prender o traficante Menor P, principal líder de uma facção criminosa do Rio de Janeiro.

São armas de guerra

Armas não são apenas aquelas usadas para matar, apesar de drones já terem sido usados para isso. Dois integrantes do grupo terrorista Al Qaeda foram mortos por um bombardeio conduzido por drones na província de Hadramut, no Iêmen.

Os drones podem ser usados para espionagem, como afirmado pelas autoridades sul-coreanas que encontraram drones fotografando a fronteira do país ou no transporte de mísseis Hellfire, como realizado pelo drone americano Predator nas operações ao redor do mundo em 2011.

Além de carregarem armas e insumos de guerra, em missões militares, os drones também identificam pessoas armadas em voos noturnos de vigilância, interceptam redes de celulares, disparam descargas paralizantes de até 80 mil volts em alvos vivos e são capazes de não serem detectados por radares.

São úteis na construção civil

Os drones também são usados em obras para inspeções termográficas. Eles identificam pontos de calor para serem corrigidos, gravam e fazem fotos para possibilitar o acompanhamento da obra à distância ou ajudam a monitorar a produtividade dos profissionais.

Além disso, são excelentes ferramentas para criar vídeos institucionais de divulgação do lançamento de imóveis e para simular, juntamente com ferramentas de realidade aumentada, como ficariam os empreendimentos depois de concluídos.

Distribuem alimentos, vacinas e insumos médicos

Muitas instituições filantrópicas já utilizam drones para distribuir esse tipo de material, principalmente em áreas de difícil acesso, em conflito e assoladas por doenças contagiosas.

Além disso a ONU também utiliza drones em missões de paz. Na República Democrática do Congo, por exemplo, essas aeronaves foram usadas para vigiar fronteiras e monitorar a atividade de grupos armados.

Como você pôde ver, os drones vão mesmo mudar a sociedade, como nos interagimos, resolvemos problemas e desenvolvemos nosso trabalho. Em um curto período, já serão novas funcionalidades cada vez mais adaptáveis para que consigamos viver melhor.

Agora que você conhece um pouco mais sobre como os drones podem mudar a sociedade, que tal nos seguir no Twitter, Facebook e LinkedIn? Assim, você estará por dentro de outros conteúdos sobre drones, suas peças e manutenção.

O que você acha disso? Deixe aqui a sua opinião!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters