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Descubra como conseguir clientes no setor de drones

Apesar de enfrentarmos instabilidades econômicas, o mercado de drones se encontra em franca ascensão, seguindo o caminho contrário de muitos negócios. Seu crescimento se dá pelas inúmeras utilidades que esse equipamento possui. Como o objetivo de muitas empresas é reduzir custos e aumentar a produtividade em meio à crise financeira, os drones têm sido a principal aposta tecnológica, sobretudo em como conseguir clientes novos.

O sucesso desse segmento não tem beneficiado somente as grandes multinacionais. Os VANTs — Veículo Aéreo Não Tripulado — têm proporcionado excelentes oportunidades para a criação de novos negócios do ramo. E assim como em qualquer outro empreendimento iniciante, obter novos clientes é uma das suas principais dificuldades.

É por essa razão que, no conteúdo de hoje, você verá como elaborar estratégias para conquistar mais público para o seu negócio de drones e se tornar referência no mercado. Continue acompanhando e confira!

Trace o perfil dos clientes

Antes de mais nada, você deve definir o perfil do seu público-alvo. Mas, para fazer isso eficientemente, é necessário especificar o ramo em que a sua empresa se encontra. Isso porque quando se está focado em uma determinada especialidade, é muito mais fácil estabelecer os principais consumidores desse serviço do que quando se faz de tudo um pouco.

Por exemplo: se você é especializado em inspeção aérea, certamente encontrará clientes interessados nesse segmento com facilidade. Porém, se você é um piloto de drone que faz todo tipo de trabalho, com certeza terá dificuldades em traçar um perfil mais claro dos seus consumidores.

Portanto, analise como você trabalha, seus pontos fortes e fracos, a região em que o seu negócio está e a demanda pelos seus serviços. Para quem opera em áreas rurais, é comum que a maioria dos clientes trabalhem com agricultura e, para isso, os drones com recursos infravermelhos são os mais procurados.

Já para quem está situado em centros urbanos, principalmente em áreas nobres, a demanda se concentra na videografia para imóveis de luxo. Nesse caso, boa parte dos clientes serão corretores de imóveis ou imobiliárias de alto nível.

Foque em resolver problemas

Boa parte das empresas focam seus esforços em “educar o cliente”. Contudo, os consumidores não querem ser educados, eles buscam a solução para seus maiores problemas e esperam que a sua empresa consiga fazer isso.

Essa estratégia de primeiro educar o público e depois lhe apresentar seus produtos, torna a experiência do cliente mais cansativa, fazendo com que muitos não completem a jornada de compra.

Dessa maneira, procure entender os problemas e as dores da sua audiência; tente ser o mais claro e conciso possível quando for explicar a eles como o seu negócio irá resolvê-los. Você está oferecendo novas soluções ou simplesmente uma alternativa mais rápida e barata do que já existe no mercado? Mostre o seu valor de forma objetiva.

Invista no marketing digital

Apostar no marketing digital é um dos principais passos para entender como conseguir clientes novos. Isso porque não basta criar páginas nas redes sociais ou colocar um site no ar e esperar de braços cruzados que as pessoas cheguem até você. É necessário divulgar a sua empresa, pois sem divulgação, a companhia não cresce, não conquista e não vende.

Então, não poupe tempo e invista no conhecimento sobre marketing digital. Caso não tenha tempo ou não consiga aprender por conta própria, vale a pena contratar os serviços de especialistas do ramo. Tudo acontece de maneira rápida na internet e é por isso que contar com formas ágeis de divulgação e prospecção de clientes é essencial.

Atualmente, existem diversas ferramentas online voltadas para o marketing digital, como é o caso do SEO — Otimização para Mecanismos de Busca —, das mídias sociais, dos links patrocinados, dos vídeos no YouTube, do e-mail marketing etc.

Utilize a linguagem adequada

Como dissemos, o site do seu negócio é a sua principal ferramenta de marketing. Assim, utilize uma linguagem que seja significativa para o seu público-alvo; caso tenha identificado que a maior parte dos consumidores são corretores de imóveis, por exemplo, escolha um cabeçalho para a sua página que diz: “Filmagem/Fotografia Aérea de Imóveis em (sua região)”.

E se você pretende alimentar um blog periodicamente, use-o para divulgar o seu trabalho, seu negócio, mas sem deixar de lado os problemas dos seus clientes, que você já reconheceu em um momento prévio. A mesma premissa se aplica quando for encontrar possíveis clientes pessoalmente.

Entregue serviços de qualidade

É sabido que só se consegue o marketing boca a boca quando uma empresa entrega um serviço de qualidade. Então, se você é um profissional competente em todos os aspectos do seu empreendimento, seus consumidores, certamente, recomendarão a sua empresa para outras pessoas por si só.

Se tratando da indústria de drones, um bom profissional do ramo é aquele que consegue transmitir segurança durante a operação do equipamento, ter um seguro para os VANTs, atender as exigências normativas e outros fatores.

Além disso, as pequenas coisas também exercem uma enorme influência na imagem do negócio, como entregar um serviço pronto e com ótima qualidade antes do prazo.

Construa um bom networking

Já dissemos aqui que tentar educar o cliente não é a melhor das abordagens. Entretanto, você, sim, precisa estudar e muito se quiser manter um negócio de sucesso no ramo de drones.

Seja por meio de congressos, fóruns online, encontros, feiras, conferências, cursos a distância etc. Não importa a metodologia escolhida, aprender sobre o seu objeto de trabalho e sobre os seus consumidores é fundamental.

Descubra se a sua base de possíveis clientes tem conhecimento do próprio problema, como eles lidam com isso, quais as soluções buscadas, seus objetivos.

Esse processo de aprendizagem do seu nicho de mercado é importantíssimo para saber manter um bom relacionamento com o público, construir um bom networking e se fortalecer como empresa.

Depois de entender do que se trata o seu negócio e identificar a audiência interessada nos seus serviços, procure informações que possam aumentar os seus conhecimentos e agregar em seus objetivos de como conseguir cliente.

Unidos a todas as dicas que lhe mostramos aqui, não restam dúvidas de que você tem o que precisa para transformar a sua empresa de drones em um sucesso.

Agora que você aprendeu como conseguir clientes no mercado de drones, que tal aprofundar os seus conhecimentos? Veja como empreender no ramo de drones e se torne um expert no assunto.

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