fbpx

Conheça as 5 principais aplicações de drones na construção civil!

Chamados tecnicamente de veículos aéreos não tripulados (VANTs), o uso de drones na construção civil se tornou uma das formas mais inovadoras de otimizar o trabalho em canteiros de obras, reduzir riscos de acidentes e falta de segurança e, ainda por cima, diminuir o custo com a contratação de funcionários.

Embora essa tecnologia seja utilizada há um bom tempo nos aviões militares, no caso do uso civil, os drones são vistos mais comumente nas atividades de lazer como um brinquedo de controle remoto.

Apesar dessa tendência, no cenário empresarial já existem várias iniciativas de substituir seres humanos por drones em situações que podem colocar pessoas em perigo ou que exijam que profissionais acessem áreas insalubres. Quer saber mais sobre o assunto? Confira este post!

Onde a tecnologia já é utilizada?

Por causa das características citadas acima, é comum observar esses aparelhos serem bastante utilizados para atividades de vigilância e estudos científicos nos quais é necessário fazer trabalho de campo em regiões de difícil acesso.

Entretanto, essa tecnologia pode ser utilizada em vários setores do mercado de trabalho, dispensar muitos dos gastos com equipes de especialistas e economizar tempo. Facebook e Amazon, por exemplo, já fazem uso de drones nas suas atividades. No Japão, o aparelho já é utilizado para irrigação, a BBC aproveita esse recurso para a produção de reportagens e já existem até empresas brasileiras que fazem entregas de pizza com drones.

Outro caso de sucesso aconteceu em Pernambuco, onde as prefeituras de Itamaracá, Paulista e Jaboatão de Guararapes tiveram mais de 200% de aumento na arrecadação de IPTU depois de começarem a usar drones para mapear terrenos.

Como é possível usar drones na construção civil?

Criado com o conceito de transmissão via rádio para a pilotagem, hoje em dia essa ferramenta pode ser utilizada para diversos fins, como dar mais segurança, produtividade e rentabilidade a empreendimentos imobiliários — como o aumento da eficiência no monitoramento de construções, auxílio no planejamento e na inspeção de obras, mapeamento de terrenos e registros de imagens aéreas para campanhas publicitárias.

De modo geral, existem várias situações em é possível utilizar drones na construção civil, por isso, veja a seguir quando eles podem ser usados e quais os benefícios que eles trazem em cada caso.

1. Cálculo de área de terrenos e volume

Tanto em construções residenciais como industriais, os drones podem ser utilizados logo no início dos projetos para calcular as dimensões do terreno onde a obra será realizada e o volume total que pode ser aproveitado, por exemplo.

Pense na quantidade de ferramentas de análise topográfica, no maquinário pesado e no efetivo de funcionários que seriam necessários para manter toda essa estrutura para analisar um terreno. Tudo isso pode ser substituído por um drone!

Além de poder dispensar a contratação de um funcionário que colete esses dados e faça os cálculos, o drone pode exercer essa função de maneira mais precisa e ainda enviar as informações automaticamente para um computador, tornando o ritmo de trabalho bem mais eficiente e menos suscetível a erros.

Outro benefício decorrente do uso de drones é que, por meio desses dados, os computadores conseguem criar um mapa digital 3D em alta resolução com a combinação de informações cartográficas e estatísticas.

2. Captação de imagens térmicas

Equipados com sensores especiais, os VANTs ainda podem fazer uma representação visual dos locais que mais emitem ondas infravermelhas em um ambiente, chamada de inspeção por termografia.

Em outras palavras, isso significa que o drone pode “enxergar” coisas que dificilmente seriam vistas a olho nu, como é o caso da verificação de regiões mais quentes de um imóvel.

Com esses dados, os engenheiros podem avaliar quais são os locais que exigem mais medidas de segurança ou até precauções como a instalação de extintores de incêndio, portas corta-fogo e a construção de escadas para substituir elevadores em casos de acidentes, por exemplo.

3. Acompanhamento do andamento da obra

No caso do andamento da obra, os aviões permitem que os responsáveis tenham noção do percentual do trabalho que já foi concluído à medida que ele avança. Nesse caso, é possível até que os relatórios sejam feitos com mais frequência devido à praticidade que os drones oferecem.

Ademais, essa possibilidade permite que eventuais os interessados no empreendimento fiquem mais animados com o empreendimento, aumentem os índices de satisfação e os clientes avaliem como está o desenvolvimento das atividades.

Por meio dessa técnica, o cumprimento do cronograma da obra se torna mais fácil, o que evita atrasos e, consequentemente, gastos extras com equipamentos, funcionários ou itens que precisem ser comprados de última hora.

4. Inspeção de estruturas

Um dos trabalhos mais onerosos na construção civil é a inspeção manual de estruturas, já que é uma função que exige um esforço minucioso de caça a possíveis falhas de projeto em toda a obra e um grande grupo de profissionais.

Imagine que você precisasse checar as fixações de colunas de um prédio de 20 andares. Para fazer isso, pelo menos seria necessário que fosse utilizado um guindaste e vários aparatos de segurança.

Com os drones, no entanto, esse trabalho se torna bem mais rápido, evitam-se a circulação de pessoas nos telhados, o uso de andaimes e custo de manutenção de uma equipe de especialistas é eliminado.

5. Campanhas publicitárias e simulações

Por último, os drones também podem servir para captar imagens aéreas para a produção de vídeos institucionais, fazer campanhas publicitárias, panfletos e simulações. Assim, fica bem mais fácil cativar clientes potenciais com amostras de como será o imóvel finalizado e há mais chances de o seu negócio dar certo.

Pense se essa função tivesse que ser exercida por uma pessoa contratada. Além do gasto com itens como máquinas fotográficas de filmadoras, ainda seria somar o salário do funcionário, equipamentos de segurança em grandes alturas e considerar a hipótese de acontecer algum tipo de acidente.

Agora que você já sabe quais são as possibilidades de aplicações de drones na construção civil, não deixe de entrar em contato com a MultiDrones pelo nosso site, garantir os melhores produtos, serviços de primeira linha de manutenção e treinamento e orientações sobre a regulamentação do uso de drones.

Deixe sue comentário na matéria, o que você achou dela?

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters