fbpx

Como ganhar dinheiro com fotografia? Aprenda a aumentar sua renda!

Se você se familiariza com a profissão de fotógrafo ou simplesmente se encanta toda vez que encontra uma imagem surpreendente, vai gostar de ler nossas dicas, que ensinam como ganhar dinheiro com fotografia.

Apesar de exigir certo conhecimento, habilidade com equipamentos, criatividade e dedicação, a profissão de fotógrafo garante a oportunidade de ver, com seu olhar especial, as paisagens mais bonitas, e participar dos melhores momentos na vida das pessoas.

Então, deixe sua imaginação levá-lo, atualize-se quanto às técnicas e demandas de mercado, pegue sua câmera, seus equipamentos e aprenda de uma vez como ganhar dinheiro com fotografia!

Mantenha-se atualizado sobre as tendências

É importante atender a diferentes demandas, mas é preciso se especializar em uma determinada área para se tornar referência no seu ramo de atuação e obter, de forma mais fácil, oportunidades de demonstrar suas habilidades.

Alguns tipos de fotografia caem em desuso, outras já têm muitos profissionais especializados, o que satura rapidamente o mercado e exige um posicionamento acerca de um diferencial. Conheça alguns tipos:

Casamento

Noivos sempre estão dispostos a pagar mais por um trabalho melhor. Quem se especializa nessa área tem um bom retorno, mas precisa ter certeza da qualidade do seu trabalho, já que envolve muita expectativa por um momento que não acontecerá novamente.

Comece trabalhando como assistente ou segundo fotógrafo para adquirir uma certa experiência antes de se comprometer com um trabalho só seu, e aproveite para reinvestir parte do valor recebido em equipamentos mais profissionais.

Ensaio sensual

Também é um excelente segmento, que exige uma visão mais especializada para que o resultado não pareça vulgar: tudo depende da condução do profissional.

Nesse segmento, podem ser explorados nichos diferenciados, como mulheres com câncer, idosas, portadores de necessidades especiais, gestantes, entre outros.

Recém-nascidos

Essa é uma tendência que ganha cada vez mais adeptos. Muitas mães querem eternizar esse momento único e, por isso, o segmento de Newborn conquistou o mercado brasileiro.

É um segmento que exige muita paciência e certos cuidados: é importante atentar à temperatura do ambiente, às posições mais confortáveis e aos acessórios hipoalergênicos, por exemplo.

Natureza

É um mercado não muito explorado, pois também tem suas peculiaridades — são necessários coragem, para acessar lugares perigosos; disponibilidade para realizar longas viagens e facilidade de adaptação a diferentes ambientes e culturas.

Porém, as chances de conseguir resultados incríveis são muito maiores e favorecem a alta aceitabilidade das imagens pelo mercado e sua comercialização.

E-commerces

É uma demanda que tende a crescer, mas exige equipamentos que produzam fotografias de alta resolução, além de uma visão diferenciada para despertar o interesse do consumidor.

Isso porque muitas pesquisas já apontam que imagens de maior resolução aumentam a impressão de qualidade dos produtos e, consequentemente, o volume de vendas do site.

É necessário oferecer um preço competitivo, pois a demanda será grande e constante pelas fotografias, sempre que novos produtos estiverem disponíveis para a venda.

Pet

Os animais de estimação são como filhos para muitas pessoas e também merecem atenção. Por isso, o book pet também é uma tendência e requer os mesmos cuidados de fotografias de crianças: um lugar tranquilo, paciência e muitos petiscos apropriados para animais!

Tenha uma rede de contatos

O networking ajuda a descobrir o que está sendo feito de mais inovador, aprender novas práticas de trabalho e ter mais oportunidades no mercado.

Para ter uma boa rede de contatos, é preciso demonstrar comprometimento, principalmente com a satisfação das necessidades do seu público-alvo. Falar o tempo todo do seu trabalho ou marcar seus amigos nas fotografias em redes sociais pode parecer uma boa forma de aumentar a sua visibilidade, mas, em longo prazo, impacta negativamente a sua imagem.

Ser crítico com o trabalho dos outros também impede que as pessoas tenham mais confiança, assim como ignorar oportunidades que podem parecer muito fáceis ou baratas.

Amplie seu networking com outros profissionais da área, troque experiências, participe de encontros, workshops, exposições e cursos. Dessa forma, será fácil encontrar pessoas que se interessam pelas mesmas coisas e tornar mais prazerosa a sua atividade.

Formule seus preços corretamente

Muitos iniciantes não sabem como cobrar de seus clientes, não embutem, no valor, despesas com lanche, insumos, energia para carregar os equipamentos e editar as imagens ou até o deslocamento para chegar ao local onde as fotos serão tiradas.

Assim, cobram um preço competitivo, mas impossível de cobrir essas despesas, seu tempo de mão de obra e o lucro com a atividade.

Relacione tudo que será gasto com o ensaio fotográfico e calcule o valor da sua hora de trabalho, dividindo um salário justo — em razão da sua qualificação — pela quantidade de horas trabalhadas mensalmente, e multiplique pelas horas que serão exigidas para o projeto.

Adicione também a esse valor o custo fixo mensal para a manutenção da sua estrutura de trabalho: aluguel, água, energia elétrica, Internet, telefone e outras despesas operacionais.

Dessa forma, o valor obtido será o mínimo necessário para que seu trabalho tenha um retorno e compense o tempo para conseguir um resultado de qualidade pela sua prestação de serviço.

Faça imagens exclusivas com drones

Drones são equipamentos que possibilitam obter resultados incríveis em qualquer projeto, desde casamentos até paisagens naturais, porque, com eles, obtém-se ângulos e enquadramentos exclusivos e chega-se a lugares impossíveis a custos muito menores.

É preciso escolher o que é mais vantajoso para a sua posição no mercado: alugar ou comprar um drone e obter um diferencial competitivo, principalmente, pela qualidade dos seus resultados.

Além disso, o treinamento é fundamental, já que é necessário operar diversas ferramentas simultaneamente, assim como obter licenças para pilotar esse tipo de aeronave e ter conhecimento ou compreender técnicas diferenciadas de fotografia ao ar livre e em condições adversas.

Venda suas fotos para bancos de imagens

Existem sites em que as imagens podem ser disponibilizadas para a venda. De forma simples e prática, essa é uma forma lucrativa de ser valorizado pelo seu trabalho e seus esforços para obter as melhores fotografias.

Isso porque, nesse tipo de plataforma, o interessado pela imagem paga o valor cobrado pelo trabalho, assim como o direito pela sua utilização, evitando complicações autorais.

O preço das imagens varia de acordo com a sua resolução ou tamanho e a sua customização também aumenta o valor que os clientes se dispõem a pagar pela fotografia.

Mas, para obter melhores resultados de venda, é preciso ter a percepção da necessidade de qualidade da fotografia, assim como a exclusividade pela escolha do local e dos personagens. A veracidade e a naturalidade, nesse caso, são diferenciais, mas também utilizadas de modo que despertem uma necessidade pela sua aquisição.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com fotografia, que tal começar a aumentar sua renda? Divulgue sua escolha e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters