fbpx

Como fazer o acompanhamento de obras em tempo real? Saiba agora!

Para que a construção de um empreendimento seja bem sucedida e ocorra sem maiores problemas, é necessária a adoção de uma série de medidas. Dentre elas, a que mais impacta no alcance dos resultados esperados é o acompanhamento de obras. Por meio dele é possível ter uma noção mais assertiva de como está o andamento do projeto.

E associado a essa atividade, temos a tecnologia, que faz com que a tarefa de monitorar o canteiro de obras possa ser realizada de forma mais prática e fácil. Um sistema online, por exemplo, permite que a construção seja acompanhada em tempo real, trazendo diversas vantagens para as operações.

Portanto, para que você entenda a real necessidade de monitorar um canteiro, além de aprender como fazer isso instantaneamente, foi que elaboramos o conteúdo de hoje. Continue lendo este artigo e descubra como melhorar os seus processos!

A importância de fazer o acompanhamento

Parece redundante falar da importância de monitorar uma obra. Mas, a verdade é que, por mais que saibamos o quão necessário é acompanhar a execução dos processos de construção, por vezes, essa tarefa recebe menos atenção do que merece.

Então, nunca é demais ressaltar que fazer o acompanhamento da obra como um todo é imprescindível. Esse monitoramento permite identificar como as etapas do projeto estão sendo executadas, se tudo está sendo feito de forma adequada e se houve falhas, empecilhos ou até prejuízos.

E quando isso é feito simultaneamente, a monitoração se torna mais eficiente ainda. Além de verificar o progresso da obra com maior competência, outros aspectos que são cruciais para o sucesso do empreendimento são melhor garantidos, como a segurança dos trabalhadores, a verificação do estoque de materiais etc.

Os benefícios do controle em tempo real

Depois de explicar a importância de monitorar um projeto, podemos desenvolver melhor os benefícios dessa atividade. Mais à frente, você verá com mais detalhes outras vantagens de acompanhar um canteiro, ao mesmo tempo em que a construção acontece.

Agilidade na comunicação

Além das razões que citamos acima, fazer o acompanhamento de obras em tempo real permite que as informações obtidas sejam compartilhadas com todas as equipes envolvidas no projeto mais rapidamente.

Dessa forma, como todos ganham acesso aos dados em tempo hábil, simultaneamente com os processos de construção, as margens para erros e as chances de imprevistos acontecerem diminuem drasticamente.

Isso permite que a obra seja finalizada dentro do prazo estipulado, sendo possível ainda realizá-la em tempo menor.

Otimização dos processos

Como dissemos acima, os atrasos nos processos do projeto são praticamente eliminados graças ao controle em tempo real. Atividades como o remanejamento de materiais, checagem de recibos e outros, são feitos muito mais rapidamente, já que a necessidade de intervenções como esta são reconhecidas o quanto antes.

Outra vantagem é a possibilidade de direcionar recursos, cortar despesas e tomar outras decisões mais complexas mais adequadamente. A análise em tempo real permite que o trabalho seja realizado com maior eficiência, o que aumenta a produtividade de toda a equipe.

Diminuição de desperdícios

Mais um fator que conta bastante para que o empreendimento tenha sucesso quando for finalizado, além da otimização do tempo, é a prática de evitar o desperdício de verba e materiais.

Por não ser necessário estar presente no canteiro de obras para monitorá-lo instantaneamente, despesas como custo de transporte e deslocamento são poupados.

A tecnologia também ajuda a reduzir os gastos com impressões de relatórios e notas fiscais, por exemplo, já que ela possibilita comprovar todos os processos digitalmente.

Assim, as chances de que o projeto fique superfaturado e o risco de perder novos contratos por conta disso são reduzidos ao máximo. A obra é finalizada em menos tempo, com menos gastos e com maior qualidade e eficiência.

Principais dicas para acompanhar uma obra

Saber das vantagens de monitorar um empreendimento em tempo real conta bastante na decisão de utilizar o método ou não. Entretanto, para que a palavra final seja dada, é necessário entender como aplicá-lo na prática.

Apenas dessa forma você poderá determinar se a estratégia trará reais benefícios para o seu projeto. Confira!

Utilizar um sistema de monitoramento

Como você deve ter imaginado, não dá para acompanhar uma obra em tempo real sem os equipamentos adequados. E para isso, você precisará utilizar um bom sistema de monitoramento.

Com ele, as tomadas de decisões e o planejamento são feitos com mais facilidade, já que o sistema fornece uma visão holística de todos os segmentos da construção, por meio da integração de várias plataformas.

Com isso, cada departamento terá as suas necessidades supridas, proporcionando uma administração mais eficaz dos setores e das etapas da obra.

Um exemplo prático disso é a geração de diagnósticos personalizados para cada segmento. A partir disso, os problemas existentes são resolvidos de maneira adequada a cada situação.

Acompanhamento de obras, conte com os drones na área de construção

Outra forma de acompanhar uma construção instantaneamente é por meio dos drones. Essa é uma prática que tem ganhado cada vez mais popularidade na área construtiva, já que tais instrumentos conseguem mapear amplos terrenos, registrar imagens topográficas, processar dados e outras tarefas com maior rapidez e pelo menor custo.

Eles podem ser controlados remotamente e, por terem o tamanho reduzido, conseguem realizar tarefas que a maioria das grandes máquinas e das pessoas não podem. Um bom exemplo são as áreas de alto risco, que deixam de receber o devido monitoramento por ameaçar a segurança dos trabalhadores.

A coleta de informações também é feita com mais eficiência. Os drones criam um mapa digital de alta resolução que possibilitam a análise de dados mais específicos sobre determinada região.

Depois de tantas razões, fica clara a importância e as vantagens de fazer o acompanhamento de obras em tempo real. Essa tecnologia contribuirá para o aprimoramento dos processos do projeto, o que influenciará diretamente no crescimento da sua empresa.

E agora que você já sabe como monitorar um canteiro de obras da melhor forma, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram para não perder as maiores notícias sobre a construção civil

O que você acha disso? Deixe aqui a sua opinião!

Endereço

  • Manutenção e Vendas: CLN 208 Bloco B loja 45
  • Escritório: SRTVS Quadra 701 Ed. Palácio do Rádio nº130
  • (61) 3222-1802
  • (61) 99616-5117

REDES SOCIAIS

Assine a Newsletter

Tudo sobre Drones, assine e não se arrependa!




MultiDrones © 2012 - 2018. Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por WOHO MKT

Minimum 4 characters