fbpx

Prefeituras de Pernambuco utilizam drones no levantamento imobiliário e arrecadam 200% a mais de IPTU

Uma boa notícia para os gestores municipais e para a população de todo o país: as prefeituras de Itamaracá, Paulista e Jaboatão de Guararapes, no estado de Pernambuco, arrecadaram mais 200% a mais de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) depois de adotarem Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para a realização do mapeamento dos terrenos.

O aumento da arrecadação municipal do IPTU trouxe vários benefícios para a população dos municípios pois, além de gerar empregos, o dinheiro arrecadado está sendo utilizado em melhoria dos serviços públicos de saúde e ainda em obras públicas.

Interessante, não é mesmo?

Por esse motivo, resolvemos explicar, no artigo de hoje, como o seu município pode se beneficiar com o levantamento imobiliário com drones.

Quais as vantagens do levantamento imobiliário com drones?

Diante das dificuldades das prefeituras brasileiras em realizar uma medição correta dos terrenos, principalmente, no que diz respeito à arrecadação coerente proporcional ao tamanho do terreno (IPTU), o levantamento imobiliário com drones traz algumas vantagens, como:

Assertividade nas medições

O levantamento imobiliário com drones permite que as prefeituras tenha uma visão 360º graus dos terrenos. Ou seja, o recurso de filmagens aéreas podem mostrar detalhes muito ricos, que fazem toda a diferença na identificação, qualidade e na assertividade das medições.

Como esse tipo de levantamento imobiliário, os gestores municipais podem também identificar construções que tiveram algum tipo de ampliação entre o último levantamento realizado e o atual.

Assim, aumentando o valor que serve de base para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano em determinado imóvel.

Facilidade de acesso em áreas remotas

O levantamento imobiliário com drones proporciona a medição de um número maior de terrenos, uma vez que o VANT tem a capacidade de percorrer áreas remotas de difícil acesso, como, por exemplo:

  • Terrenos murados com portões que não permitem a visualização interna;
  • Imóveis abandonados, fechados ou sem moradores;
  • Terrenos e construções de difícil acesso.

Além da facilidade de acesso e visualização, como mencionamos acima, os drones possuem uma autonomia considerável, podendo percorrer distâncias relevantes (de até 4 km) e ainda registrar todas as imagens recolhidas disponibilizando-as para análises posteriores.

Redução do custo com agentes das prefeituras

Uma grande dificuldade enfrentada atualmente pelas prefeituras é o acúmulo de funções e a falta de profissionais para executar todas as demandas que o órgão público exige.

Dessa forma, o levantamento imobiliário com drones, que é uma tecnologia versátil e precisa, chega para enxugar parte da necessidade de contratação de mão de obra.

Além disso, a prefeitura ganha em tempo, pois para realizar o levantamento não é necessário percorrer toda a área do terreno para realizar análises visuais.

Ou seja, como os drones todo o levantamento de um imóvel pode ser realizado em segundos.

O levantamento imobiliário com drones deve ser feito por profissionais

É importante destacar que, apesar da conveniência do levantamento imobiliário com drones, é de extrema importância que a execução das medições seja realizada por um piloto profissional de drones.

Dessa forma, o auxílio profissional garantirá todos os benefícios da utilização de drones no levantamento imobiliário.

Deseja saber mais sobre os benefícios do levantamento imobiliário com drones em seu município? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em apresentar um orçamento detalhado e personalizado, sem compromisso!  

Minimum 4 characters
%d blogueiros gostam disto: